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A PRIO tem investido de forma consistente no negócio de gás, quer no GPL auto quer no gás engarrafado, com o objetivo de poder servir melhor os portugueses.


O GPL (Gás de Petróleo Liquefeito), também designado LPG – Liquid Propane Gás, é um derivado do petróleo, produzido naturalmente nos campos de exploração de petróleo e gás. A referência "auto" significa que é um combustível que pode ser utilizado como carburante, normalmente em substituição da gasolina.


Em Portugal, desde os anos 1970 que o GPL tem vindo a desenvolver-se como alternativa aos tradicionais combustíveis rodoviários. E há vários benefícios deste combustível.


Destaca-se, por exemplo, a rede existente que, para o uso de GPL, é bastante densa. O GPL é hoje o combustível de transição energética mais bem servido no país, com uma redução de até 22% nas emissões por km percorrido. A outra vantagem é o preço que é praticado no mercado, que para certos clientes pode implicar poupanças de até 50% quando comparado com soluções diesel ou gasolina.


Para incrementar valor ao GPL auto falta consciencializar os consumidores e explicar-lhes que é uma alternativa válida aos demais combustíveis. Genericamente, passa-se a ideia de que o GPL auto é um produto perigoso, com restrições e igualmente poluente em comparação com os outros combustíveis disponíveis no mercado – o que não é verdade.


André Lopes, diretor de Negócio de Gás da PRIO, explica-te tudo. As placas de restrição ao acesso a veículos de GPL ainda aparecem à porta de muitos parques de estacionamento subterrâneos, apesar de serem hoje ilegais e de se saber que não têm qualquer base científica. Por outro lado, a lacuna de não existir por parte dos construtores uma oferta mais alargada de viaturas compatíveis com GPL de fábrica restringe à partida a avaliação da compra de uma viatura a GPL.


O papel do GPL auto na transição energética


O GPL auto é um produto com um papel bastante importante para a transição energética e para a construção da mobilidade de futuro. Embora o GPL seja um subproduto da refinação de petróleo, tem características diferenciadas que se destacam por ser bastante limpo, seguro e substancialmente menos poluente quando comparado aos combustíveis mais utilizados.


O GPL auto e a PRIO


“O posicionamento da PRIO é, em primeiro lugar, oferecer uma rede ampla com dispersão geográfica com vista a servir os nossos clientes a nível nacional, e para isso, a cada posto de abastecimento novo é avaliado o investimento em GPL”, explica André Lopes.


Nos últimos anos, a PRIO tem investido fortemente em parques GPL. A ideia é aumentar a capacidade do negócio de gás, quer no GPL auto quer no gás engarrafado, com o objetivo de poder servir melhor os portugueses. “Assim, todos os investimentos necessários que nos permitam estar mais perto dos nossos clientes e servi-los melhor serão analisados e certamente realizados no momento indicado”.


E o gás engarrafado?


Questionado acerca da situação atual do gás engarrafado em Portugal, André Lopes afirma que vivemos um momento complexo. “Ao contrário do que vai acontecendo no GPL auto, o mercado de gás engarrafado dá-nos sinais de quebra de consumo constante por força de alguns fatores há muito conhecidos. Adicionalmente, existe alguma pressão sobre esta indústria que não é razoável”.


E continua. “O negócio de gás engarrafado em Portugal tem historicamente servido a população em geral, com um nível de serviço elevado e com uma capilaridade notável sempre cumprindo pressupostos de segurança dos mais exigentes da Europa. Temos também gás engarrafado na generalidade mais barato que nos países do centro da Europa, e mais operadores no mercado, com distribuição porta-a-porta disponível em praticamente todo o país”.


O que podemos esperar da PRIO nestas áreas em 2021?


A PRIO tem inovado nestas áreas mais do que qualquer outro operador, oferecendo novas formas de acesso e entrega do produto. Exemplo disso mesmo é a plataforma de e-commerce, onde os clientes podem comodamente encomendar e agendar a entrega da sua garrafa de gás. Para já, esta solução está disponível apenas em Lisboa/ Setúbal e Coimbra, mas está nos planos da PRIO expandi-la para outros pontos do País num futuro próximo.


O diretor de Negócio de Gás explica que em 2021 pode-se esperar da PRIO continuidade e consistência da proposta de valor que apresentamos ao mercado e aos nossos clientes. “Desta maneira, pretendemos continuar a comunicar o que fazemos e a forma diferente e inovadora como o fazemos e com isso reforçar a nossa presença no mercado”.


Podes ler a entrevista na íntegra aqui


Quem tem PRIO, não tem frio.