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Mobilidade
8 barulhos do teu carro que podem levar-te ao mecânico
À primeira vista, isto pode parecer estranho, mas os carros comunicam connosco. Não, não comunicam connosco no sentido de uma série de ficção científica da Netflix. Mas conseguem emitir sons e adotar determinados comportamentos que nos avisam se algo não está bem. Tudo o que precisamos de fazer é estar atentos.
Vamos analisar isto da seguinte forma: se o teu carro faz algum barulho invulgar é porque está a avisar-te que vai dar problemas em breve. Para todos os efeitos, se alguma coisa se prepara para falhar, é sempre preferível receber um alerta prévio. Para além do tipo de ruído (é metálico, um silvo, um bater constante?) tenta perceber de onde vem. Determinar a origem, se é por debaixo do carro, na zona do motor ou no habitat, irá ajudar no diagnóstico. Finalmente, procura determinar em que situações ouves os ruídos: a quente, a frio, quando arranca, quando atinge uma determinada velocidade?
O primeiro som que ouvimos do nosso carro é o do arranque e é fácil perceber se algo se passa. Se o ouves a “tossir”, com pouca vontade de se levantar da cama, a culpada pode ser a bateria. Pode ser uma circunstância relativamente normal se já não andas com o carro há algum tempo ou se a manhã estiver fria. Mas, se a situação se repetir em diferentes momentos, é sinal que a bateria pode estar a morrer. Troca-a assim que for possível.
Os ruídos resultantes de interferências aerodinâmicas são relativamente fáceis de identificar. Se o carro com a aceleração passa a emitir vibração na passagem do ar, poderá ser uma peça aerodinâmica. Com o tempo ou depois de alguma pancada algumas partes poderão tornar-se mais frouxas. As mais suscetíveis são os protetores superiores das rodas e o para-choques, mas depende dos modelos e número de peças.
O som que vem dos pneus deve ser constante, mudando apenas conforme o tipo de piso em que circulamos. Assim, se notares que a borracha não emite sempre o mesmo som (é comum também sentir vibração ao mesmo tempo), é altura de verificares os teus pneus. Pode ser um problema com a pressão do ar, equilíbrio das rodas ou simples desgaste.
Ao travar, ouves um som estridente? Pode ser sinal que as pastilhas já cumpriram a sua vida útil. A primeira vez que ouvires este barulho é apenas um sinal, um indicador de que não falta muito para deixares de ter travões. Não abuses do carro neste estado e vai o mais depressa possível à oficina. Com o tempo os sintomas só se vão agravar e estás a arriscar desnecessariamente.
Sons metálicos debaixo do carro podem ter diversas proveniências. Estão na zona das rodas? Pode ser uma questão de rolamentos. Tornam-se mais evidentes quando passas por buracos na estrada? A vítima poderá ser a suspensão ou a direção. O ruído vem da parte traseira? Alguma das partes do sistema de escape seja o catalisador, o coletor ou silenciadores, poderá ser a culpada.
Se ouvires um som estridente do motor, poderá ser a corrente de transmissão ou do radiador frouxa ou desgastada. É um consumível e a sua substituição deve ser regular, mas se estiver a dar problemas antes do prazo pode ser sinal de uma questão com os tensores.
Fica atento ao som do motor em ponto-morto. Se detetares um ritmo irregular, poderá ser um problema com as velas de ignição ou filtros de ar e gasóleo. Se, pelo contrário, para além do som normal dos pistons ouvires um tique-tique constante estamos perante uma situação com o ajuste das válvulas. Ou seja, altura de ir ao mecânico.
Um assobio constante debaixo do capot poderá ter origem em qualquer uma das linhas de vácuo e mangueiras do motor. Se não conseguires identificar a proveniência, fica atento ao comportamento do carro. Isto vai acabar com um sobreaquecimento, aumento de consumo ou poças de fluídos debaixo do carro, indicadores suficientes para ir ao especialista.
Vamos analisar isto da seguinte forma: se o teu carro faz algum barulho invulgar é porque está a avisar-te que vai dar problemas em breve. Para todos os efeitos, se alguma coisa se prepara para falhar, é sempre preferível receber um alerta prévio. Para além do tipo de ruído (é metálico, um silvo, um bater constante?) tenta perceber de onde vem. Determinar a origem, se é por debaixo do carro, na zona do motor ou no habitat, irá ajudar no diagnóstico. Finalmente, procura determinar em que situações ouves os ruídos: a quente, a frio, quando arranca, quando atinge uma determinada velocidade?
O primeiro som que ouvimos do nosso carro é o do arranque e é fácil perceber se algo se passa. Se o ouves a “tossir”, com pouca vontade de se levantar da cama, a culpada pode ser a bateria. Pode ser uma circunstância relativamente normal se já não andas com o carro há algum tempo ou se a manhã estiver fria. Mas, se a situação se repetir em diferentes momentos, é sinal que a bateria pode estar a morrer. Troca-a assim que for possível.
Os ruídos resultantes de interferências aerodinâmicas são relativamente fáceis de identificar. Se o carro com a aceleração passa a emitir vibração na passagem do ar, poderá ser uma peça aerodinâmica. Com o tempo ou depois de alguma pancada algumas partes poderão tornar-se mais frouxas. As mais suscetíveis são os protetores superiores das rodas e o para-choques, mas depende dos modelos e número de peças.
O som que vem dos pneus deve ser constante, mudando apenas conforme o tipo de piso em que circulamos. Assim, se notares que a borracha não emite sempre o mesmo som (é comum também sentir vibração ao mesmo tempo), é altura de verificares os teus pneus. Pode ser um problema com a pressão do ar, equilíbrio das rodas ou simples desgaste.
Ao travar, ouves um som estridente? Pode ser sinal que as pastilhas já cumpriram a sua vida útil. A primeira vez que ouvires este barulho é apenas um sinal, um indicador de que não falta muito para deixares de ter travões. Não abuses do carro neste estado e vai o mais depressa possível à oficina. Com o tempo os sintomas só se vão agravar e estás a arriscar desnecessariamente.
Sons metálicos debaixo do carro podem ter diversas proveniências. Estão na zona das rodas? Pode ser uma questão de rolamentos. Tornam-se mais evidentes quando passas por buracos na estrada? A vítima poderá ser a suspensão ou a direção. O ruído vem da parte traseira? Alguma das partes do sistema de escape seja o catalisador, o coletor ou silenciadores, poderá ser a culpada.
Se ouvires um som estridente do motor, poderá ser a corrente de transmissão ou do radiador frouxa ou desgastada. É um consumível e a sua substituição deve ser regular, mas se estiver a dar problemas antes do prazo pode ser sinal de uma questão com os tensores.
Fica atento ao som do motor em ponto-morto. Se detetares um ritmo irregular, poderá ser um problema com as velas de ignição ou filtros de ar e gasóleo. Se, pelo contrário, para além do som normal dos pistons ouvires um tique-tique constante estamos perante uma situação com o ajuste das válvulas. Ou seja, altura de ir ao mecânico.
Um assobio constante debaixo do capot poderá ter origem em qualquer uma das linhas de vácuo e mangueiras do motor. Se não conseguires identificar a proveniência, fica atento ao comportamento do carro. Isto vai acabar com um sobreaquecimento, aumento de consumo ou poças de fluídos debaixo do carro, indicadores suficientes para ir ao especialista.