Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
O que fazer quando o carro não pega de manhã

Dicas

21 Fevereiro 2019

O que fazer quando o carro não pega de manhã

O que fazer quando o carro não pega de manhã

Com o tempo frio, as baterias mais antigas ficam com o seu trabalho dificultado – descarregam-se mais depressa e, pela manhã, não têm energia suficiente para pôr o motor em marcha. Sabes o que fazer quando chegas ao carro, rodas a chave e não acontece nada?


Há que puxar pela cabeça e ver que recursos tens à tua volta para solucionar rapidamente a situação. Na maioria dos casos, tudo se consegue resolver em poucos minutos. Aqui ficam alguns passos simples que te podem ajudar a remediar o problema e a diminuir o stress matinal.


Se tiveres cabos de bateria, tens de pedir a alguém que tenha um carro com a bateria carregada para te dar uma ajuda. Primeiro, verifica se a bateria descarregada está partida ou se está a largar algum líquido. Nesse caso, não ligues os cabos: tens mesmo de trocar a bateria com urgência.


Caso contrário, segue as medidas de segurança normais para estes casos, que estão no manual de instruções do seu carro. Sucintamente, o que deves fazer é estacionar o outro carro com a bateria carregada à distância do comprimento dos cabos e desligar a ignição de ambos. Depois, liga o cabo vermelho ao borne positivo da bateria descarregada e ao borne positivo da bateria carregada. 


Liga também o cabo preto ao borne negativo da bateria carregada e a um ponto metálico sem tinta ou ferrugem do teu carro. Depois de estar tudo pronto, roda a chave de ignição do carro que tem a bateria carregada e espera cerca de dois minutos até rodares a chave de ignição do teu carro. Assim que o motor “pegar”, desliga os cabos de bateria pela ordem inversa: primeiro o preto e depois o vermelho.


Outra opção, se não arranjares cabos, é procurar uma oficina perto. Todas elas têm baterias portáteis (os chamados “boosters”) que se podem ligar à tua bateria e fazer arrancar o motor.


Depois de teres o motor a funcionar, é importante que conduzas durante cerca de trinta minutos antes de o voltares a desligar.