Voltar
Pesquisa / {{listArticles.length}} Artigos encontrados
Pesquisa sem resultados
Não encontramos resultados para a pesquisa
Certifique-se de que o texto está escrito corretamente.
Tente outros termos de pesquisa.
Introduza um texto mais geral.
Dicas
O que fazer no Natal em Portugal? 9 roteiros festivos
O Natal é sinónimo de presépios e decorações natalícias espalhados por todo o país. Gostas da magia desta época e estás a pensar aventurar-te pelos variados eventos de Natal em Portugal?
Se a resposta for sim, mas não sabes por onde começar… Não te preocupes com isso. Temos algumas sugestões para que possas explorar a época natalícia de Norte a Sul. Queres ver de perto aldeias de
Natal ou descobrir mercados? Quem sabe, contemplar decorações a rigor?
Seja como for, a temporada mais mágica do ano já começou. É a altura perfeita para saborear um bom vinho quente e não perder as deliciosas castanhas acabadas de assar.
Ao final deste artigo, vais ver que podes encontrar destinos fantásticos para o teu final de ano.
Da neve até às aldeias de Natal em Portugal: o que fazer?
Queres ver neve, visitar vilas e aldeias de Natal ou ir aos mercados natalícios? Há uma variedade gigante de opções que tornam o Natal em Portugal especial - e único.
Para que as tuas festas sejam inesquecíveis, sugerimos 9 roteiros festivos. Deixa-te surpreender-te e envolve-te na magia da altura.
1. O manto branco da Serra da Estrela no Natal
Quando pensamos no Natal, é quase automático associarmos a festividade à neve. E que melhor local para ver neve do que a Serra da Estrela? É o local ideal para desfrutares de muitas atividades que associamos ao Natal. As aldeias de montanha, como Manteigas e Covilhã, transformam-se em verdadeiros cenários natalícios, com decoração de Natal nas ruas.
Além da possibilidade de fazeres snowboard, caminhadas na neve e improvisar um passeio de trenó, temos uma sugestão adicional. Começa por Seia. Em dezembro, a Aldeia de Cabeça é uma das aldeias de Natal em Portugal cheia de brilho e cor.
Situada nas montanhas, as casas pitorescas de xisto vestem-se a rigor para o Natal e para receber os visitantes. Sabias que a decoração de Natal da aldeia é feita de materiais provenientes da floresta?
Falamos de uma aldeia de Natal ecológica, genuína e cujo espírito de partilha realça o verdadeiro espírito natalício. Como não podia deixar de ser, podes visitar também o mercado de Natal.
A pouco mais de uma hora de viagem, a Aldeia Viçosa tem uma tradição que podes saborear a 26 de dezembro de cada ano: o Magusto da Velha. Em destaque, estão as castanhas e o vinho.
Se gostas de presépios de Natal, continua pelo distrito da Guarda. Porquê? Em dezembro, podes conhecer o maior presépio natural do país - no Sabugal.
Cenários pensados ao pormenor, inúmeras figuras, exposições, iluminações e decorações naturais. É o programa ideal para toda a família, não te parece? Diverte-te, faz a viagem em segurança e segue as nossas dicas para poupar combustível em viagem.
2. Vila Natal de Óbidos
Situada no distrito de Leiria, a Vila Natal de Óbidos é um dos eventos mais populares do país no mês de dezembro.
As ruas medievais são decoradas com luzes e há um programa de animação com espetáculos, mercados e atividades para todas as idades.
Das pistas e rampas de gelo até ao mercado de Natal, Óbidos revela a criança que há em ti com pormenores encantados. Podes aproveitar e comprar prendas para os teus amigos e familiares no mercado de Natal.
A entrada na vila de Natal é gratuita para os munícipes de Óbidos. Se costumas viajar com o teu animal de estimação, este também é bem-vindo no recinto desde que uses trela e açaime.
Estamos contigo na tua viagem. Quando precisares de abastecer o teu carro, podes fazê-lo num dos nossos postos. Segue viagem e explora o Natal em Portugal em segurança.
3. Mercado de Natal em Lisboa
A capital oferece vários mercados natalícios, com uma imensa variedade de produtos artesanais, gastronomia e animação.
Se fores a Lisboa no Natal, a capital merece duas visitas obrigatórias. Ora, espreita.
• Wonderland Lisboa: situado no Parque Eduardo VII, é um dos mercados de Natal em Portugal mais conhecidos.
• Rossio Christmas Market: situado na Praça do Rossio, este mercado natalício alia as festividades típicas da época a uma exposição de bonecas centenárias.
Independentemente do mercado de Natal em Lisboa que preferires visitar, temos a certeza que vais divertir-te. As festas de Natal ganham outra magnitude na capital que, de forma contínua, continuam a atrair tanto portugueses como estrangeiros.
Se Lisboa fica longe para ti, podes poupar gasóleo ao planear as tuas viagens. Isso é algo que a aplicação PRIO.GO pode fazer por ti.
Conta com o nosso ECO Diesel para ires mais longe, até porque te ajuda a reduzir o consumo de combustível até 5%.
4. Jardim de Natal em Évora
A cidade de Évora, património da UNESCO, oferece-te um Natal tranquilo, mercados natalícios e ainda a oportunidade de visitar monumentos históricos nesta altura mágica do ano.
É no Jardim Público da cidade que as festividades natalícias vão ter palco, com direito a casa do Pai Natal, carrossel e comboio elétrico de carril.
Se gostas de diversões típicas da época, fica a saber que também podes contar com uma pista de gelo artificial.
Aliada à reconhecida gastronomia portuense, vais poder entrar numa atmosfera festiva num jardim icónico do Porto. Esta experiência ainda te permite fazeres as compras de Natal sem pressas num mercado diversificado.
H3. 5. Mercado de Natal no Porto
O mercado de Natal no Porto, no Jardim da Cordoaria, junta todos os elementos imprescindíveis para passares bons momentos em família ou com amigos.
Desde produtos natalícios até artesanato local como decorações de Natal e presépios, podes ainda encontrar uma street food para te deliciares com chocolate quente e outras iguarias. Tudo para entrares no espírito natalício em força.
Aliada à reconhecida gastronomia portuense, vais poder entrar numa atmosfera festiva num jardim icónico do Porto. Esta experiência ainda te permite fazeres as compras de Natal sem pressas num mercado diversificado.
6. Mais de 100 atividades natalícias em Coimbra
Se nunca foste a Coimbra nesta altura do ano, fica a saber que a cidade universitária também tem um histórico de tradições natalícias diversificado desde concertos de Natal até ao evento Coimbra Magic Land.
Ao longo de 59 dias, podes usufruir de mais de 100 atividades que estão espalhadas na alta e baixa da cidade, no Parque Verde do Mondego e no Mercado Municipal D. Pedro V, entre muitos outros espaços.
Podes visitar o Mercado de Natal na Praça do Comércio e perder-te nos mercadinhos natalícios da Coimbra Magic Land. Coimbra ainda consegue ter mais encanto nas festas de Natal, não achas?
7. Mercado de Natal em Braga
Em Braga, o Natal oferece um mercado acolhedor, com produtos regionais e uma atmosfera familiar.
É na Avenida Central que, ao longo do mês de dezembro, podes apreciar os sabores típicos da região, desde a doçaria até aos produtos agroalimentares.
O espírito das festividades é ainda realçado com arranjos florais, decorações e presépios, assim como brinquedos para os mais novos. Se gostas de artesanato tradicional, vais encontrar vários produtos urbanos à tua disposição. Até podes encontrar a prenda ideal.
8. Festas de Natal em Águeda
A cidade, conhecida pelos guarda-chuvas coloridos, também é reconhecida por deter o recorde do Guinness do Maior Pai Natal do Mundo. Como se isso não bastasse, também podes ver o Mais Pequeno Pai Natal do Mundo.
Águeda é o exemplo perfeito de tudo o que associas ao Natal, desde o mercado típico até ao presépio com figuras em tamanho real que retratam a história do nascimento de Jesus.
A animação de rua é palpável e acaba por ser um espaço mágico tanto para os mais novos como para os mais velhos. Ninguém fica indiferente à iluminação e ao brilho da cidade nesta altura do ano.
Se já visitaste Águeda pelos guarda-chuvas coloridos, tens outra desculpa fantástica para regressares. Desta vez, os guarda-chuvas assumem uma cor branca e repleta de iluminações.
Os tons verdes, dourados e vermelhos dão outra vida às ruas de Águeda, dignas de um bom registo fotográfico.
9. A ‘Aldeia Presépio’ de Piódão
Sabias que Piódão é apelidada ‘Aldeia Presépio’? No Natal, a beleza natural da aldeia histórica, com as suas casas de xisto, unem-se com as luzes e decorações natalícias, criando um cenário mágico.
A estrutura faz lembrar presépios de Natal e pode ser um excelente destino a visitar. Desfruta das iguarias da aldeia e perde-te pelas ruelas estreitas. É como entrares numa espécie de conto de Natal, com direito aos sabores da terra como o licor de castanha.
Viajar em segurança pelas festas de Natal
Para que estes roteiros festivos sejam visitados em segurança, deves ter alguns cuidados com o carro no inverno para não te deparares com imprevistos. Principalmente em dias de chuva, quando a estrada é mais perigosa e a visibilidade reduzida, é fundamental que o teu carro esteja preparado para enfrentar as adversidades climáticas.
Os dias mais frios podem significar, ainda, ter gelo no para-brisas ou, até, ter de lidar com o congelamento do motor.
Aproveita os nossos serviços nas estações PRIO para fazeres uma revisão ao carro antes de viagens longas e, se precisares, usa líquido anticongelante para ajudar o teu motor.
O Natal em Portugal pode ser passado onde quiseres, mesmo que seja longe da tua zona de residência. Planeia a tua viagem de forma sustentável, com a revisão em dia, e organiza paragens estratégicas para um abastecimento mais eficiente.
Estamos contigo em toda a viagem. Aproveita estas sugestões de escapadinhas natalícias com o menor consumo de combustível. Feliz Natal!
Vê também:
• 5 destinos de outono par exporares na tua próxima viagem
• Da história ao lazer: o melhor de São Mamede de Infesta
• Palmela: o que visitar na vila das vindimas
Se a resposta for sim, mas não sabes por onde começar… Não te preocupes com isso. Temos algumas sugestões para que possas explorar a época natalícia de Norte a Sul. Queres ver de perto aldeias de
Natal ou descobrir mercados? Quem sabe, contemplar decorações a rigor?
Seja como for, a temporada mais mágica do ano já começou. É a altura perfeita para saborear um bom vinho quente e não perder as deliciosas castanhas acabadas de assar.
Ao final deste artigo, vais ver que podes encontrar destinos fantásticos para o teu final de ano.
Da neve até às aldeias de Natal em Portugal: o que fazer?
Queres ver neve, visitar vilas e aldeias de Natal ou ir aos mercados natalícios? Há uma variedade gigante de opções que tornam o Natal em Portugal especial - e único.
Para que as tuas festas sejam inesquecíveis, sugerimos 9 roteiros festivos. Deixa-te surpreender-te e envolve-te na magia da altura.
1. O manto branco da Serra da Estrela no Natal
Quando pensamos no Natal, é quase automático associarmos a festividade à neve. E que melhor local para ver neve do que a Serra da Estrela? É o local ideal para desfrutares de muitas atividades que associamos ao Natal. As aldeias de montanha, como Manteigas e Covilhã, transformam-se em verdadeiros cenários natalícios, com decoração de Natal nas ruas.
Além da possibilidade de fazeres snowboard, caminhadas na neve e improvisar um passeio de trenó, temos uma sugestão adicional. Começa por Seia. Em dezembro, a Aldeia de Cabeça é uma das aldeias de Natal em Portugal cheia de brilho e cor.
Situada nas montanhas, as casas pitorescas de xisto vestem-se a rigor para o Natal e para receber os visitantes. Sabias que a decoração de Natal da aldeia é feita de materiais provenientes da floresta?
Falamos de uma aldeia de Natal ecológica, genuína e cujo espírito de partilha realça o verdadeiro espírito natalício. Como não podia deixar de ser, podes visitar também o mercado de Natal.
A pouco mais de uma hora de viagem, a Aldeia Viçosa tem uma tradição que podes saborear a 26 de dezembro de cada ano: o Magusto da Velha. Em destaque, estão as castanhas e o vinho.
Se gostas de presépios de Natal, continua pelo distrito da Guarda. Porquê? Em dezembro, podes conhecer o maior presépio natural do país - no Sabugal.
Cenários pensados ao pormenor, inúmeras figuras, exposições, iluminações e decorações naturais. É o programa ideal para toda a família, não te parece? Diverte-te, faz a viagem em segurança e segue as nossas dicas para poupar combustível em viagem.
2. Vila Natal de Óbidos
Situada no distrito de Leiria, a Vila Natal de Óbidos é um dos eventos mais populares do país no mês de dezembro.
As ruas medievais são decoradas com luzes e há um programa de animação com espetáculos, mercados e atividades para todas as idades.
Das pistas e rampas de gelo até ao mercado de Natal, Óbidos revela a criança que há em ti com pormenores encantados. Podes aproveitar e comprar prendas para os teus amigos e familiares no mercado de Natal.
A entrada na vila de Natal é gratuita para os munícipes de Óbidos. Se costumas viajar com o teu animal de estimação, este também é bem-vindo no recinto desde que uses trela e açaime.
Estamos contigo na tua viagem. Quando precisares de abastecer o teu carro, podes fazê-lo num dos nossos postos. Segue viagem e explora o Natal em Portugal em segurança.
3. Mercado de Natal em Lisboa
A capital oferece vários mercados natalícios, com uma imensa variedade de produtos artesanais, gastronomia e animação.
Se fores a Lisboa no Natal, a capital merece duas visitas obrigatórias. Ora, espreita.
• Wonderland Lisboa: situado no Parque Eduardo VII, é um dos mercados de Natal em Portugal mais conhecidos.
• Rossio Christmas Market: situado na Praça do Rossio, este mercado natalício alia as festividades típicas da época a uma exposição de bonecas centenárias.
Independentemente do mercado de Natal em Lisboa que preferires visitar, temos a certeza que vais divertir-te. As festas de Natal ganham outra magnitude na capital que, de forma contínua, continuam a atrair tanto portugueses como estrangeiros.
Se Lisboa fica longe para ti, podes poupar gasóleo ao planear as tuas viagens. Isso é algo que a aplicação PRIO.GO pode fazer por ti.
Conta com o nosso ECO Diesel para ires mais longe, até porque te ajuda a reduzir o consumo de combustível até 5%.
4. Jardim de Natal em Évora
A cidade de Évora, património da UNESCO, oferece-te um Natal tranquilo, mercados natalícios e ainda a oportunidade de visitar monumentos históricos nesta altura mágica do ano.
É no Jardim Público da cidade que as festividades natalícias vão ter palco, com direito a casa do Pai Natal, carrossel e comboio elétrico de carril.
Se gostas de diversões típicas da época, fica a saber que também podes contar com uma pista de gelo artificial.
Aliada à reconhecida gastronomia portuense, vais poder entrar numa atmosfera festiva num jardim icónico do Porto. Esta experiência ainda te permite fazeres as compras de Natal sem pressas num mercado diversificado.
H3. 5. Mercado de Natal no Porto
O mercado de Natal no Porto, no Jardim da Cordoaria, junta todos os elementos imprescindíveis para passares bons momentos em família ou com amigos.
Desde produtos natalícios até artesanato local como decorações de Natal e presépios, podes ainda encontrar uma street food para te deliciares com chocolate quente e outras iguarias. Tudo para entrares no espírito natalício em força.
Aliada à reconhecida gastronomia portuense, vais poder entrar numa atmosfera festiva num jardim icónico do Porto. Esta experiência ainda te permite fazeres as compras de Natal sem pressas num mercado diversificado.
6. Mais de 100 atividades natalícias em Coimbra
Se nunca foste a Coimbra nesta altura do ano, fica a saber que a cidade universitária também tem um histórico de tradições natalícias diversificado desde concertos de Natal até ao evento Coimbra Magic Land.
Ao longo de 59 dias, podes usufruir de mais de 100 atividades que estão espalhadas na alta e baixa da cidade, no Parque Verde do Mondego e no Mercado Municipal D. Pedro V, entre muitos outros espaços.
Podes visitar o Mercado de Natal na Praça do Comércio e perder-te nos mercadinhos natalícios da Coimbra Magic Land. Coimbra ainda consegue ter mais encanto nas festas de Natal, não achas?
7. Mercado de Natal em Braga
Em Braga, o Natal oferece um mercado acolhedor, com produtos regionais e uma atmosfera familiar.
É na Avenida Central que, ao longo do mês de dezembro, podes apreciar os sabores típicos da região, desde a doçaria até aos produtos agroalimentares.
O espírito das festividades é ainda realçado com arranjos florais, decorações e presépios, assim como brinquedos para os mais novos. Se gostas de artesanato tradicional, vais encontrar vários produtos urbanos à tua disposição. Até podes encontrar a prenda ideal.
8. Festas de Natal em Águeda
A cidade, conhecida pelos guarda-chuvas coloridos, também é reconhecida por deter o recorde do Guinness do Maior Pai Natal do Mundo. Como se isso não bastasse, também podes ver o Mais Pequeno Pai Natal do Mundo.
Águeda é o exemplo perfeito de tudo o que associas ao Natal, desde o mercado típico até ao presépio com figuras em tamanho real que retratam a história do nascimento de Jesus.
A animação de rua é palpável e acaba por ser um espaço mágico tanto para os mais novos como para os mais velhos. Ninguém fica indiferente à iluminação e ao brilho da cidade nesta altura do ano.
Se já visitaste Águeda pelos guarda-chuvas coloridos, tens outra desculpa fantástica para regressares. Desta vez, os guarda-chuvas assumem uma cor branca e repleta de iluminações.
Os tons verdes, dourados e vermelhos dão outra vida às ruas de Águeda, dignas de um bom registo fotográfico.
9. A ‘Aldeia Presépio’ de Piódão
Sabias que Piódão é apelidada ‘Aldeia Presépio’? No Natal, a beleza natural da aldeia histórica, com as suas casas de xisto, unem-se com as luzes e decorações natalícias, criando um cenário mágico.
A estrutura faz lembrar presépios de Natal e pode ser um excelente destino a visitar. Desfruta das iguarias da aldeia e perde-te pelas ruelas estreitas. É como entrares numa espécie de conto de Natal, com direito aos sabores da terra como o licor de castanha.
Viajar em segurança pelas festas de Natal
Para que estes roteiros festivos sejam visitados em segurança, deves ter alguns cuidados com o carro no inverno para não te deparares com imprevistos. Principalmente em dias de chuva, quando a estrada é mais perigosa e a visibilidade reduzida, é fundamental que o teu carro esteja preparado para enfrentar as adversidades climáticas.
Os dias mais frios podem significar, ainda, ter gelo no para-brisas ou, até, ter de lidar com o congelamento do motor.
Aproveita os nossos serviços nas estações PRIO para fazeres uma revisão ao carro antes de viagens longas e, se precisares, usa líquido anticongelante para ajudar o teu motor.
O Natal em Portugal pode ser passado onde quiseres, mesmo que seja longe da tua zona de residência. Planeia a tua viagem de forma sustentável, com a revisão em dia, e organiza paragens estratégicas para um abastecimento mais eficiente.
Estamos contigo em toda a viagem. Aproveita estas sugestões de escapadinhas natalícias com o menor consumo de combustível. Feliz Natal!
Vê também:
• 5 destinos de outono par exporares na tua próxima viagem
• Da história ao lazer: o melhor de São Mamede de Infesta
• Palmela: o que visitar na vila das vindimas