Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Já há pneus que nunca furam

Inovação

03 Julho 2019

Já há pneus que nunca furam

Já há pneus que nunca furam

Embora a ideia de criar um pneu com uma maior durabilidade e que nos livre dos furos não seja uma novidade, a Michelin ainda não tinha encontrado a fórmula mágica. Até agora. A marca francesa juntou-se à General Motors e conseguiram finalmente desenhar com sucesso um protótipo de pneu sem ar – e que nãoi fura.


A ideia foi criar um pneu mais durável, produzido a partir de materiais mais resistentes resistente e que não precise de manutenção, em termos de verificação de pressão. O Uptis – Unique Puncture Proof Tire System – é resistente a furos e consegue ser ainda mais seguro que o que as propostas tradicionais.


Além de serem mais seguros, são uma medida contra o desperdício. A Michelin estima que 20% dos pneus produzidos são deitados fora devido a furos ou ao desgaste irregular. Segundo a marca francesa, são cerca 200 milhões de pneus – o equivalente a 200 torres Eiffel.


O Uptis consegue ainda ser mais ecológico, isto porque elimina a necessidade de um pneu suplente. Reduz ainda as emissões e os consumos na produção ao ser fabricado com material reciclado. O novo produto é concebido em fibra de vidro envolta em resina e borracha durável.


O pneu encontra-se em fase de testes laboratoriais em condições reais, numa frota de carros elétricos da GM, os Chevrolet Bolts. Os ensaios vão permitir melhorar o protótipo e prepará-lo para a estrada e para qualquer carro.