Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Hyundai cria um mini carro inteligente que ajuda a tratar as crianças nos hospitais

Inovação

12 Dezembro 2020

Hyundai cria um mini carro inteligente que ajuda a tratar as crianças nos hospitais

Hyundai cria um mini carro inteligente que ajuda a tratar as crianças nos hospitais

O veículo consegue “ler” as emoções da criança e ajudá-la a descontrair durante os tratamentos.


Os tratamentos hospitalares e pediátricos podem revelar-se muito difíceis para as crianças. É preciso transmitir-lhes diariamente muito conforto e segurança, garantindo que tudo irá passar rapidamente.

Para tentar ajudar a resolver este problema, a Hyundai desenvolveu um pequeno veículo autónomo e inteligente que consegue ler as emoções das crianças e ajudá-las a descontrair em preparação para uma intervenção médica.

O veículo é inspirado no 45 Concept da Hyundai e utiliza um sistema tecnológico que a marca apelidou de “Emotion Adaptive Vehicle Control” (EAVC). O projeto chama-se “Little Big e-Motion” e foi criado para ajudar as crianças internadas no Hospital Pediátrico SJD de Barcelona a lidarem com os seus tratamentos.

COMO TUDO FUNCIONA?

Para que tudo funcione, o veículo inclui um sistema de inteligência artificial que consegue ler não só o ambiente em seu redor, mas também alguns dos dados clínicos das crianças. A tecnologia EAVC monitoriza as expressões faciais, o ritmo cardíaco e o ritmo respiratório, combinando essas informações com as do veículo, incluindo velocidade, aceleração, barulho e vibração.

Depois, a tecnologia processa todos esses dados através do sistema “machine learning”, que otimiza o ambiente e controla sistemas do veículo como a luz, temperatura, música ou fragrância.

O médico também consegue ter acesso aos dados do carro em tempo real, através de uma aplicação, havendo ainda uma luz sob o carro que mostra como o estado emocional da criança progride – vermelho para desconfortável, amarelo para mais tranquila e verde para totalmente tranquila e apta para receber o tratamento.

O pequeno Hyundai resulta de um trabalho de pesquisa cooperativo da marca com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Para já, este veículo foi doado ao hospital pediátrico de Barcelona para ajudar o transporte das crianças do quarto para a sala de tratamentos, que é considerada uma das viagens mais enervantes para elas.

“Queremos que a nossa tecnologia ajude a melhorar as vidas dos nossos clientes em vários espaços de mobilidade além das estradas. Esperemos que a tecnologia EAVC no minicarro forneça uma experiência segura e divertida para os jovens pacientes e que ajude a melhorar os seus tratamentos de saúde”, refere Jinmo Lee, engenheiro de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai Motor.