Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Cuidados que deves ter se tiveres de voltar ao trabalho depois da quarentena

Dicas

06 Maio 2020

Cuidados que deves ter se tiveres de voltar ao trabalho depois da quarentena

Cuidados que deves ter se tiveres de voltar ao trabalho depois da quarentena

Se tens mesmo de regressar ao escritório ou posto de trabalho, fá-lo cumprindo as regras de segurança e higiene



Numa altura em que termina a vigência do estado de emergência no País – e os portugueses começam a fazer um desconfinamento progressivo para que seja possível voltar à normalidade –, já há muita gente a voltar aos respetivos postos de trabalho.


Porém, o fim da obrigatoriedade de estar em casa não significa que o vírus desapareceu e é precisamente por isso que, caso tenhas de voltar ao trabalho, deves fazê-lo cumprindo vários cuidados de higiene e segurança para te protegeres a ti e aos outros.


Aqui ficam alguns cuidados que deves ter quando sais de casa, chegas ao posto de trabalho, e regressas a casa novamente:


Quando saíres de casa


Antes de saíres de casa deves lavar bem as mãos, tal como explica a DGS. Podes também usar lenços de papel descartáveis para evitares o contacto com as superfícies.


Por exemplo, quando te estiveres a preparar para sair deves pegar num lenço descartável e usá-lo para abrir a porta, para chamar o elevador do prédio e outros atos. Depois, deves deitá-lo imediatamente no lixo. Se tiveres máscara de proteção, usa-a também até chegares ao local de trabalho.


No percurso casa-trabalho


No trajeto casa-trabalho, o ideal é tentares manter, pelo menos, um metro de distância de outras pessoas. Uma vez que, em média, tocamos cerca de 20 vezes na cara por hora, é importante que tentes ao máximo evitar tocar nos olhos, boca ou nariz enquanto não voltares a desinfetar as mãos.


Se espirrares ou tossires, deves ainda seguir as boas práticas recomendadas pela DGS e fazê-lo para o cotovelo e não para as mãos.


Quando chegares ao trabalho


Mal chegues ao trabalho, deves lavar de novo as mãos com água e sabão durante, pelo menos, 20 segundos. Deverás fazê-lo antes de tocares em qualquer superfície. Se estiveres no mesmo espaço que outras pessoas, evita os cumprimentos. Deves manter-te a dois metros de distância dos teus colegas durante o horário de trabalho.


Quando voltares a casa


Volta a usar um lenço de papel descartável para tocares em superfícies do posto de trabalho e do teu prédio, tais como o elevador e as maçanetas das portas. Depois, deves deitá-lo de imediato para o lixo.


Deves ainda deixar os sapatos à porta de entrada, lavar de novo bem as mãos e, idealmente, colocar a roupa que usaste para lavar. A roupa deve, idealmente, ser lavada acima dos 40°C.


Sabes como te manteres seguro dentro do carro durante a pandemia de Covid-19?


A PRIO deixou-te um artigo com alguns conselhos práticos de desinfeção do teu carro para que possas viajar em segurança.


E se tiveres de ir a um supermercado ou farmácia?


· O Hiper Mini Market


Basta passares num posto PRIO perto de ti. É verdade. Para evitares deslocações desnecessárias, podes comprar bens de primeira necessidade como, por exemplo, enlatados, massa e arroz, leite, cereais, açúcar, café, refrigerantes, snacks, bolos e pão fresco nos Hiper Mini Market dos postos PRIO de norte a sul do País.


Na mercearia dos postos há ainda refeições familiares congeladas, caso não tenhas nada para fazer em casa. Todas as compras são entregues em sacos individuais, evitando o contacto e propagação da Covid-19.


· A PRIOpharma


Precisamente para evitares as filas da farmácia, a PRIO tem também uma ferramenta que te pode ser muito útil. Existem cerca de 20 postos PRIO, de norte a sul do País, com uma área especializada na venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM).


Esta área, equipada com um sistema inovador de cuidados e comunicação – com recurso a ecrãs digitais – permite-te consultar e comprar vários medicamentos que atuam em várias áreas do corpo, como o sistema respiratório, o sistema músculo-esquelético, o sistema neuro-digestivo e a pele, entre outros.


Há, por exemplo, medicamentos para a dor e para a febre, como o ben-u-ron ou o Brufen, medicamentos para o nariz congestionado, como o Acqua-Mer Spray nasal; Betadine ou Halibut.


Também está disponível Bepanthene, Fenistil ou Voltaren. O objetivo é satisfazer as maiores necessidades dos portugueses, para que encontrem tudo o que precisam num só local.


A PRIOPharma conta ainda com o apoio de um Diretor Técnico dedicado disponível, conforme todas as exigências legais, para dar resposta a qualquer dúvida adicional que possas ter.