Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Cuidados que deves ter com o carro no regresso ao trabalho

Dicas

18 Setembro 2019

Cuidados que deves ter com o carro no regresso ao trabalho

Cuidados que deves ter com o carro no regresso ao trabalho

Quem usa o carro todos os dias para levar os miúdos à escola ou para ir para o trabalho sabe que setembro é o mês que marca o início da época dos perigos para quem anda na estrada diariamente.


Os meses de poeiras, óleos e outras substâncias que se foram acumulando no piso ao longo de meses de sol e calor transformam-no numa pista perigosa para todos. Além disso, já não falta assim tanto tempo para regressar a chuva, o vento, o frio, o nevoeiro, a menor visibilidade e, consequentemente, a necessidade de cuidados redobrados ao volante.


Por isso, é importante que o teu carro esteja em bom estado e preparado para as condições adversas da época que se aproxima. Toma nota das dicas que temos para ti.


Confirma o estado das luzes

Com os dias a ficarem cada vez mais curtos, vais sentir que a visibilidade na estrada se vai agravar pelas condições atmosféricas. Porém, é fundamental que todos os carros tenham uma boa iluminação, mostrando a sua presença para os outros condutores.


Por isso, antes de regressares ao trabalho, verifica o funcionamento de todas as lâmpadas e a sua intensidade (as lâmpadas substituem-se sempre aos pares, de modo a evitar intensidades diferentes). Tem ainda atenção ao estado dos refletores e aos plásticos dos faróis, que devem estar limpos por fora e por dentro, sem oxidação ou baços.


As escovas estão funcionais?

As escovas devem ser substituídas sempre que começarem a apresentar menor capacidade de limpeza o que, por norma, significa uma mudança anual. As estações mais frias do ano exigem mais desta ferramenta, tanto na frequência de utilização, como na eficácia da limpeza.


Lembra-te que a má visibilidade coloca em risco a tua segurança, a de quem viaja contigo e a dos restantes condutores e peões. Por isso, não arrisque e substitua as escovas antes que o tempo piore. Se fores a qualquer posto PRIO vais ver que encontras as escovas mais adequadas para o teu carro e que em menos de 10 minutos consegues ter este problema resolvido até à primavera.


Deixa os vidros bem limpos

O ar condicionado não é apenas indicado para o verão. Este sistema é a melhor solução contra o embaciamento dos vidros do teu carro durante as épocas mais frias. Para que seja mais eficaz, deves limpar regularmente os vidros com detergente limpa-vidros (o mesmo que utilizas em casa). Para um efeito mais preventivo, especialmente em regiões mais húmidas, podes utilizar ainda produtos específicos anti embaciamento e hidrofóbicos.


Borrachas em bom estado

Além da visibilidade, o conforto no interior do teu carro também depende de alguns cuidados importantes. A condução sob vento e chuva pode pôr à prova o estado das borrachas vedantes de portas, janelas, motor e bagageira. Se não estiverem em condições, arriscas-te a ter frio e até mesmo água no interior do carro. Se necessário, compra um produto de hidratação para borrachas que ajuda a prolongar a sua vida.


Verifica o estado dos travões e amortecedores

O tempo vai começar a piorar e os pneus do teu carro vão perder alguma aderência ao piso. Por isso, é importante que o conjunto das pastilhas e dos discos, assim como o circuito de travagem do teu carro estejam em perfeitas condições de funcionamento. Para ficares descansado, verifica todos os componentes numa oficina, nomeadamente o circuito e a bomba de travagem.


Além dos pneus e das jantes, os amortecedores também são componentes mecânicos que podem ficar afetados com as más condições meteorológicas. Por isso, deves estar atento ao saltitar das rodas, sinal de que o desgaste já comprometeu a força do amortecimento.