Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Beato Biobus: autocarro movido a biodiesel com a ajuda dos mais novos

Inovação

11 Julho 2022

Beato Biobus: autocarro movido a biodiesel com a ajuda dos mais novos

Beato Biobus: autocarro movido a biodiesel com a ajuda dos mais novos

Beato Biobus: autocarro movido a biodiesel com a ajuda dos mais novos
 

O autocarro da CARRIS mais verde de Lisboa utiliza combustível obtido de óleos alimentares usados.


Trocado por miúdos, como funciona o projeto?


A PRIO e a CARRIS uniram esforços para criar o Beato Biobus. Queremos produzir biodiesel para abastecer autocarros da CARRIS a partir de óleos alimentares usados, criando uma carreira que utiliza energia 100% renovável.
Este biodiesel que vai ser utilizado em vários autocarros é desenvolvido na Fábrica de Biocombustíveis da PRIO, em Aveiro. Produzido completamente a partir de matérias-primas residuais, permite diminuir 84% as emissões de gases com efeito de estufa comparativamente aos tradicionais combustíveis fósseis. E uma das vantagens é que não é preciso fazer qualquer alteração aos motores.
O Beato Biobus faz parte da estratégia de transformação do Hub Criativo do Beato num smart campus para a sustentabilidade e resiliência ambiental. As viagens de autocarro até lá serão muito menos poluentes!


É de pequenino que se torce o pepino!

A preocupação com o ambiente deve começar com os mais novos e só conseguimos atingir o objetivo com a ajuda deles. Aqui as crianças e as suas famílias são o motor da operação.
São mais de 3.500 alunos em várias escolas da zona Oeste de Lisboa a colaborar neste projeto. Os agrupamentos D. Dinis, Luís António Verney, Santa Maria dos Olivais e o Colégio Valsassina, cientes da importância da descarbonização nos transportes urbanos, juntaram-se a nós!


A campanha de sensibilização começou com a visita da nova mascote Oli-fante a estas escolas, onde foram entregues cerca de 3.500 mini-oleões e flyers.
O objetivo é que toda a comunidade saiba o que fazer com os óleos alimentares usados, porque cada um de nós pode ajudar a proteger o nosso planeta!
Todas as escolas têm agora oleões inteligentes para a recolha deste resíduo. 


A transição para uma sociedade neutra em carbono

Pedro Bogas, Presidente do Conselho de Administração da CARRIS explica: “Este projeto é um exemplo de como se pode agir a um nível local, pensando nos problemas globais. A CARRIS está muito orgulhosa de poder explorar o seu potencial de chegar à população de Lisboa, num projeto que junta educação ambiental ao combate às alterações climáticas e a uma sensibilização para a reciclagem de resíduos. É um caso notável de economia circular, numa altura em que a importância de reduzir as importações de petróleo e as emissões de Gases com Efeito de Estufa não podiam estar mais na ordem do dia.”


Anabela Antunes, COO da PRIO Bio, Membro da Comissão Executiva PRIO, salienta o papel deste projeto para “sensibilizar o cidadão para a importância da recolha dos óleos alimentares usados, contribuindo assim para a mobilidade sustentável e potenciando a economia circular.”



Tu também podes ajudar-nos a tornar o nosso país mais verde! Existe uma rede de pontos de recolha de óleo alimentar usado por todo o país.

Descobre aqui qual o mais perto de ti! 


Localizador de oleões