Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
As plataformas oficiais que te ajudam a estar sempre informado sobre a Covid-19

Sazonal

06 Abril 2020

As plataformas oficiais que te ajudam a estar sempre informado sobre a Covid-19

As plataformas oficiais que te ajudam a estar sempre informado sobre a Covid-19

É preciso evitar a propagação do vírus – fica em casa



O novo coronavírus, que surgiu na China em dezembro de 2019, rapidamente chegou a vários outros países do mundo, transformando-se numa pandemia mundial e colocando várias pessoas em isolamento social e quarentena obrigatória.


Espanha, Itália e França estão entre os países que mais tempo demoraram a reagir à propagação em massa do novo coronavírus. Pelo contrário, a reação de Portugal à pandemia foi das mais rápidas da União Europeia, acompanhada por países como República Checa e Áustria.


Isto acontece porque os portugueses, de forma voluntária, têm seguido as dicas de proteção e segurança que as plataformas oficiais divulgam diariamente. Essas plataformas são, obviamente, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).


A Direção-Geral da Saúde


A DGS tem usado todas as suas plataformas oficiais para apelar às formas de prevenir o contágio pelo novo coronavírus. No canal de YouTube, por exemplo, há vários vídeos informativos, sendo o último focado na forma mais eficaz de lavar as mãos — uma das medidas de prevenção mais importantes.


A DGS revelou ainda que o novo coronavírus pode permanecer em superfícies durante algumas horas e até seis dias. Nas suas plataformas oficiais, a DGS explicou quais são os objetos com maior risco de propagar o contágio de Covid-19.


As maçanetas das portas, interruptores de luz, telefones, tablets e teclados de computadores, sobretudo aqueles que são usados por várias pessoas, são alguns dos exemplos. Na lista estão também os botões de elevadores, torneiras de lavatórios, manípulos de autoclismos, mesas, bancadas, cadeiras e corrimãos.


A Organização Mundial da Saúde


A nível mundial, a OMS é a fonte oficial que te vai ajudar a estar sempre informado sobre a Covid-19. No site da organização encontra perguntas e respostas sobre o coronavírus, sobre os materais de proteção individual que deve ou não utilizar no dia a dia ou sobre os conselhos da OMS para a prevenção da Covid-19.


É ainda possível ver todos os países contaminados ou assistir às conferências de imprensa da OMS e perceber quais são as medidas a ser adotadas a nível mundial perante esta pandemia.


App Covid-19 – Estamos On


Há ainda uma app, criada pelo governo, cujo objetivo é reunir todas as informações relevantes sobre as medidas de prevenção e contenção do novo coronavírus. Chama-se Covid19 – Estamos On e está disponível para dispositivos Android e iOS.


A app exibe toda a informação já disponível no site e, além disso, permite ainda receber notificações sobre os números diariamente atualizados do boletim epidemiológico da DGS.