Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Vais à praia de carro? 5 formas de o protegeres este verão

Dicas

20 Julho 2021

Vais à praia de carro? 5 formas de o protegeres este verão

Vais à praia de carro? 5 formas de o protegeres este verão

Podes passar num posto PRIO para dar uma limpeza a fundo à viatura.


As férias de verão são, para muitos portugueses, sinónimo de praia, calor, mergulhos no mar e muito sol. Seja mais para norte ou para sul, na Costa da Caparica ou na Costa Vicentina, não há nada como um bom dia praia para recarregar baterias e voltar em força ao trabalho.


Quem não aprecia tanto estes dias de praia é o teu carro. É que tal como os raios solares afetam a nossa pele, também o carro pode sofrer com o calor e o sol em excesso. Já para não falar da areia e do sal que o vento traz, prejudicando ainda mais o estado do automóvel.


Se fores viajar com o teu carro até às zonas costeiras, toma muito cuidado. O calor, os pós, a água salgada e, claro, a areia, são verdadeiros inimigos do teu carro: ameaçam a pintura e aumentam o desgaste dos interiores.


Para te ajudar a prevenir os problemas causados pelas idas à praia de carro, a PRIO tem algumas dicas que te vão ajudar a protegê-lo este verão.


FAZ LIMPEZAS REGULARES AO CARRO


Junto às zonas costeiras, a presença de salitre do mar e da areia da praia podem oxidar e riscar diferentes partes do automóvel. Nos dias em que fores à praia de carro, deves limpar com regularidade a viatura.


O melhor é passares por um posto PRIO para lavares o carro num ponto de Lavagem Auto ‘Maxi Micro Wash’.


UTILIZA TAPETES ESPECIAIS


Proteger o interior do carro é muito fácil: basta ter tapetes especiais para garantir que o revestimento interior do piso do carro fica a salvo de tudo aquilo que os nossos pés possam trazer. Ao usar estes protetores, quando a época balnear chegar ao fim, só precisas de os trocar para garantir que os originais permanecem intactos.


UTILIZA PROTETORES DE BANCOS E PARA-SOL


Principalmente nas horas de maior calor, evita estacionar o carro ao sol – ele pode danificar a pintura, as borrachas e até o interior do veículo.


Se utilizares protetores de bancos reduzirás significativamente o desgaste dos tecidos do carro, protegendo-os da agressividade da areia e da água salgada que, muitas vezes, trazemos no fato de banho ainda húmido.


Se não for possível estacionar à sombra, utiliza uma proteção no para-brisas, para reduzir a incidência de raios solares, o calor dentro do carro, e para que não te queimes quando te voltares a sentar.


TEM CUIDADO COM O AR CONDICIONADO


Quando sais da praia e chegas a um carro bem quente, a reação mais natural é ligar o ar condicionado imediatamente. O problema é que isto exige um esforço enorme ao sistema de refrigeração do carro e, a médio prazo, podes ficar sem ar condicionado sem perceberes muito bem porquê. Por isso, o melhor é abrires um pouco as portas e as janelas antes mesmo de arrancar para deixar o ar circular e baixar a temperatura no habitáculo.


UTILIZA O SISTEMA DE LAVAGEM COM ÁGUA SOB PRESSÃO NOS POSTOS PRIO


Não é só a pintura do carro que sofre com as idas à praia. O estabilizador, os discos dos travões e as suspensões são muito sensíveis à areia e ao sal e, sem que te apercebas, podes ter problemas com estes elementos muito rapidamente.


Mais uma vez, a melhor forma de prevenires este tipo de problemas é passares na PRIO no final do dia de praia para lavar o carro. Mas atenção: utiliza sempre o sistema de lavagem com água sob pressão, que te permite ter resultados fantásticos, sem qualquer necessidade de esfregar o carro com esponjas, escovas ou outros materiais abrasivos.