Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website

Preparamos um roteiro por terras beirãs, já que Portugal, mesmo sendo um país pequeno, tem uma imensidão de caminhos e paisagens para visitar e para nos perdemos na sua beleza.


Neste roteiro de primavera não faltam sugestões para passares dias fantásticos com o cenário de fundo beirão. 


Vem daí!


Paisagens de perder de vista


A região beirã tem inúmeros miradouros com uma vista de cortar a respiração, principalmente nesta altura de primavera. Começa já a planear o roteiro por terras beirãs e os seus miradouros, e consulta a rede de postos de combustível PRIO para que a tua preocupação seja apenas a de usufruir da paisagem.


Miradouro de São Gens - Castelo Branco


Tens que subir a pé? Tens!


Vale a pena? Muito!


Este miradouro, para além da vista para a zona histórica, oferece um cenário deslumbrante para a Serra da Gardunha, Serra da Estrela, Monte de S. Martinho e ainda para a Barragem de S. Águeda. O Miradouro de São Gens também é ponto de partida para os vários percursos na zona, por isso não te esqueças de o colocar no teu roteiro por terras beirãs.


Miradouro do Zebro - Oleiros


O Miradouro do Zebro é uma espécie de dois em um para quem gosta de natureza: um observatório para desfrutar da vista e um local perfeito para praticar escalada.


A vista panorâmica, situada a 300 metros de altura, está fixada na própria rocha.


A fraga quartzítica tem 32 vias de escalada com vários níveis de dificuldade e todas as orientações de que necessitas para a fazeres em segurança.


Para preparares a viagem, verificar o ar dos pneus ou comprar água e comida, tens o posto PRIO de Oleiros com loja de conveniência. Através do localizador da rede de postos de combustível PRIO confirmas a morada, mas não te preocupes, do posto ao miradouro são apenas 19 minutos.


Miradouro dos Piornos - Covilhã


Se gostas de alturas, tens mesmo que visitar o Miradouro dos Piornos. Com cerca de 1630 metros, a vista remonta aos antigos glaciares. O percurso sai do Centro de Limpeza de Neve da Serra da Estrela e, no topo, não só vês a Nave de Santo António e o planalto ocidental, como encontras um marco geodésico e as ruínas de um teleférico.


Nem só de mar se faz a praia


A temperatura sobe, e faz todo sentido incluirmos no roteiro por terras beirãs as belas praias fluviais. Seja para juntar a família e os amigos, para uma escapadinha a dois ou a solo, guarda estas três sugestões.


Praia fluvial de Penha Garcia - Idanha-a-Nova


Também conhecida como Praia Fluvial do Pego, é rodeada pelo Rio Ponsul e pelas rochas graníticas do Parque Icnológico de Penha Garcia. A sua estrutura e meio envolvente fazem lembrar uma piscina que foi colocada num mundo mágico de cascatas, rochas e moinhos.


Se quiseres descansar existe uma zona de relva perfeita para qualquer um dos efeitos.


Praia fluvial de Meimão - Penamacor


Se queres um dia cheio de animação, esta praia fluvial tem que fazer parte do teu roteiro por terras beirãs. A Praia fluvial de Meimão é banhada pela albufeira da Ribeira da Meimoa, e, para além de banhos de rio e de sol, também podes fazer um passeio de barco ou praticar pesca desportiva.


Praia Fluvial da Devesa - Sabugal


A calmaria do campo sente-se em todos os espacinhos desta praia, na qual podes refrescar-te com uns belos mergulhos, ou descansar à sombra das muitas árvores circundantes.


Leva a tua merenda ou, se preferires, desfruta de uma boa refeição no restaurante local ou no bar com vista para a praia. O parque infantil faz as delícias da pequenada.


Para um dia bem passado, planeia com antecedência o local onde vais abastecer o teu carro. O localizador de postos da PRIO diz-te qual o posto de abastecimento mais perto, quer venhas do Norte, do Sul ou do Centro. Organiza o roteiro por terras beirãs com este tipo de informação, e pouparás muito tempo e possíveis chatices.


Tesouros escondidos


Neste roteiro por terras beirãs, não podiam faltar espaços que tens de conhecer. São tesouros escondidos nos montes e vales das Beiras, dignos de uma visita, como por exemplo:


  • Aldeia de Marialva, em Meda, onde encontras um pedaço da história de Portugal. As suas ruas, muralhas e edifícios levam-te aos tempos de D. Fernando, o Magno, em 1063.
  • Castelo de Penedono, no distrito de Viseu. Para além de uma vista pelas terras vizinhas, este castelo é famoso pelas suas torres originais e pela planta poligonal.
  • Fortaleza de Almeida. Visita o exterior, mas não deixes de entrar e conhecer por dentro. O seu formato de estrela de 12 pontas sofreu alguns danos com as invasões francesas. Localizada no distrito da Guarda, bem pertinho do posto PRIO Vilar Formoso Norte.