Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
O truque da DGS para desinfetar a casa e manter-se protegido do coronavírus

Dicas

27 Abril 2020

O truque da DGS para desinfetar a casa e manter-se protegido do coronavírus

O truque da DGS para desinfetar a casa e manter-se protegido do coronavírus

Segundo a Direção-Geral da Saúde, se tomares todas as precauções vais estar muito mais protegido



O novo coronavírus é capaz de sobreviver em várias superfícies durante algumas horas — e, por vezes, até vários dias. Maçanetas de portas, interruptores de luz, botões de elevadores, telefones, torneiras, bancadas e corrimões são algumas das zonas mais propícias da tua casa para estarem infetadas.


Para evitarmos a propagação do vírus dentro de casa devemos proceder à desinfenção diária de todas as divisões. De forma a ajudar os cidadãos nesta fase tão complicada, a Direção-Geral da Saúde lançou um vídeo em que explica todos os métodos a seguir — e os equipamentos a utilizar.


Enquanto enuncia todos os conselhos, a DGS sugere um truque simples e eficaz. “Para quatro litros de água, junte cinco colheres de sopa de lixívia. Deixe atuar durante 10 minutos, enxague com água quente e deixe secar. No final, retire as luvas e volte a lavar as mãos”.


Para te ajudar, aqui ficam alguns procedimentos importantes que deves seguir para conseguires desinfetar completamente a casa:


Superfícies comuns:


  • Deves lavar as mãos durante pelo menos 15 segundos antes e depois de colocares as luvas. Coloca umas luvas novas e roupa protetora, de preferência um avental de plástico.
  • Dá especial destaque às maçanetas das portas, interruptores, telemóveis, torneiras, autoclismos, corrimões e bancadas.
  • Lava primeiro tudo com água quente e detergente, deixa atuar cerca de 10 minutos e deixa secar ao ar livre.
  • Desinfeta o mobiliário e todos os equipamentos que podem ser enxaguados com toalhetes humedecidos em álcool a 70 graus.


Casa de banho:


  • Opta por desinfetar toda a zona com um produto de limpeza misto, que contenha em simultâneo na composição detergente e desinfetante.


Cozinha:


  • Se possível, põe toda a loiça na máquina de lavar. Em alternativa, lave-a à mão com água quente e sabão.


  • Limpa os armários, bancadas, mesas e cadeiras com detergente que tenha desinfetante na composição. Sempre que for possível, como é o casos das torneiras, lavatórios e maçanetas, usa álcool a 70 graus.


  • Se houver presença de secreções respiratórias, absorva os líquidos com papel absorvente.


  • Aplica lixívia diluída em água na proporção de uma medida de lixívia para nove medidas iguais de água. Usa máscara durante este processo. Deixa atuar durante 10 minutos e, de seguida, passa com água e detergente.


  • Para terminar, enxagua com água quente e deixa o local secar naturalmente, abrindo todas as janelas.