Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
O óleo que usares este Natal pode ajudar a salvar o planeta

PRIO TOP Level

18 Dezembro 2019

O óleo que usares este Natal pode ajudar a salvar o planeta

O óleo que usares este Natal pode ajudar a salvar o planeta

Passar o Natal sem comer fritos é o mesmo que passar o verão sem ir à praia. Nas casas dos portugueses já é tradição ter filhós, sonhos, azevias, coscorões ou rabanadas na mesa da Consoada.


Porém, o óleo utilizado nestes dias – que é bastante –, na maioria das vezes, não pode ser reutilizado e vai parar ao lixo comum. E este é um dos maiores erros que podes cometer este Natal. Sabias que um litro de óleo usado polui cerca de um milhão de litros de água?


Quer isto dizer que, com um encaminhamento correto deste resíduo, evita-se que os cursos de água sejam afetados. Além disso, com mil litros de óleo alimentar usado (OAU) produzem-se cerca 950 litros de biodiesel, um biocombustível amigo do ambiente e que pode muito bem ser o futuro dos transportes.


Assim, este Natal ajuda a salvar o planeta com a nossa ajuda. A PRIO detém a maior rede de Pontos de Recolha seletiva de OAU que conta já com mais de 400 oleões distribuídos de norte a sul do País, direcionado para as casas dos portugueses.


O projeto chama-se PRIO TOP LEVEL propõe uma alternativa mais ecológica, sustentável e que promove a reciclagem, pois garante a alocação de pontos de recolha para os óleos alimentares usados, que por sua vez são recolhidos, transportados, pré tratados e armazenados pela HARDLEVEL. No final, a empresa encaminha-os para a produção de biodiesel na PRIO.


Onde podes colocar o óleo alimentar usado?


Podes encontrar dois tipos de oleões: o simples, optando por colocar garrafas de plástico usadas até 6 litros; e o avançado, optando por colocar, em exclusivo, a garrafa própria “mini oleão” que deves levantar de forma gratuita nos postos da PRIO, após ficar cheia deves depositar no oleão avançado mais próximo, para que este te devolva de forma automática um novo "mini oleão".