Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Dicas para evitar o sobreaquecimento do motor nas viagens longas

Dicas

19 Agosto 2019

Dicas para evitar o sobreaquecimento do motor nas viagens longas

Dicas para evitar o sobreaquecimento do motor nas viagens longas

Na lista de cenários catastróficos que podem ocorrer nas viagens de verão, o sobreaquecimento do motor do carro é um dos problemas mais temidos. Isto torna-se mais frequente quando a temperatura ambiente sobe e o veículo acusa a pressão, seja por problemas técnicos ou por falta de manutenção.


Em casos mais extremos, e se não for detetado a tempo, o sobreaquecimento do motor pode resultar num incêndio que coloca em risco todos os passageiros e destrói o automóvel. Assim, quando estiveres a viajar, se cheirar a queimado no interior do veículo e se o cheiro for mais intenso junto às saídas de ventilação do habitáculo, tens de parar imediatamente o carro para poderes, de seguida, lidar com o problema da melhor forma.


Para te ajudar, decidimos explicar-te alguns métodos para evitares o sobreaquecimento do motor do teu carro durante as férias.


Controla o termóstato

É o termóstato que regula a temperatura do motor. Quando não está a funcionar corretamente, a válvula pode não abrir no momento indicado (ou nunca), impedindo a circulação do líquido de refrigeração no motor e originando o sobreaquecimento do mesmo.

Numa situação de perigo, o sobreaquecimento pode mesmo queimar o motor. Neste caso, assim que perceberes que algo está a funcionar incorretamente, o ideal é conduzir a baixas velocidades e ir controlando a temperatura do motor através do termóstato no painel de instrumentos. Se necessário, para mesmo o veículo até ele arrefecer.


Dá atenção ao termómetro

Se o sensor de temperatura do motor do teu carro não se altera, é sinal que pode estar com defeito. Quer isto dizer que pode indicar uma temperatura errada, levando-te a pensar que está tudo bem quando podes estar em risco. O ideal é pedir ajuda ao teu mecânico para garantir que o ponteiro fica em condições.


Cuidado com a ventoinha

A ventoinha do teu carro tem como função arrefecer o motor a partir do momento em que ele atinge temperaturas mais elevadas. Se ela não estiver em condições, não irá fazer o seu trabalho caso seja preciso, podendo originar o sobreaquecimento do veículo.


Confirma se tens líquido de refrigeração

Não é apenas a água que ajuda a refrigerar o motor. O líquido de refrigeração, conhecido como anticongelante, é fundamental para ajudar a regular a temperatura interna do motor e evitar que ele aqueça demasiado quando o carro atinge maiores rotações e está exposto a elevadas temperaturas.


A tampa do radiador deve estar sempre bem fechada

Parece não ter nada que ver com o assunto, mas a tampa do radiador pode ser responsável pelo sobreaquecimento do motor do teu carro. Se não estiver bem fechada, o vapor e a água poderão escapar, o que provocará o aquecimento excessivo do motor. Quando a água a ferver entra em contacto com o metal, forma-se uma nuvem de fumo. Se isto te acontecer, o melhor é parar o automóvel e desligar o motor durante cerca de 15 minutos. Depois de arrefecer, deves completar os níveis de água e garantir que a tampa do radiador fica bem fechada.