Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
7 cuidados a ter com o carro neste regresso ao trabalho

Dicas

20 Setembro 2021

7 cuidados a ter com o carro neste regresso ao trabalho

7 cuidados a ter com o carro neste regresso ao trabalho

Damos-te várias dicas para te sentires mais seguro assim que voltares à vida atarefada.

 

Durante as férias, sejam elas de campo ou praia, os caminhos percorridos e o tratamento que damos ao carro é muitas vezes fora do habitual. Os percursos que normalmente são curtos no dia a dia, passam a viagens longas, por caminhos de terra batida, que deixam sempre vestígios dentro e fora do carro.

 

Porém, estamos já em setembro e o regresso à vida atarefada de trabalho está mesmo ao virar da esquina. Entre deixar os miúdos na escola, ir para o trabalho e voltar a ir buscá-los ao final da tarde requer que o carro esteja em perfeitas condições – para não comprometer a nossa segurança e os problemas que possam aparecer.

 

A pensar nisso, a PRIO decidiu dar-te algumas dicas para garantires que o teu carro está totalmente preparado para um regresso a 100% à vida quotidiana. Aqui estão os cuidados que deves ter com o carro:


CONFIRMA O ESTADO DA FRENTE DO CARRO

 

Durante as viagens, o carro é atingido por vários mosquitos e insetos que ficam cravados na parte frontal do carro – até no vidro. Para não comprometer a tua visão, deves fazer uma boa lavagem ao teu carro. Sem esquecer a parte de baixo, que é o local onde ele sofre mais agressões.

 

Podes passar num posto PRIO, onde encontras sistemas de lavagem modernos e personalizados que te permitem poupar o máximo de água, proteger o carro e ainda gastar pouco dinheiro. Podes optar pela lavagem JETWASH, que é um modelo de lavagem em self-service com quatro programas de limpeza. Ou então podes sempre recorrer à lavagem automática Maxi Micro Wash, onde só tens de levar o teu carro que nós tratamos do resto.

 

CONFIRMA O ESTADO DAS LUZES

 

Verifica se o funcionamento de todas as lâmpadas do carro – e a sua intensidade – está correto. As luzes dianteiras, as luzes de nevoeiro e as luzes traseiras devem ser verificadas, pois estas permitem que vejas e sejas visto e permitem principalmente que conduzas em segurança.

 

VERIFICA O DESGASTE E A PRESSÃO DOS PNEUS  

 

Os percursos longos combinados com o excesso de bagagem bem típicos das férias de verão podem provocar um maior desgaste dos pneus do carro. Por isso, é aconselhado que, depois de voltares de férias, faças uma calibragem dos pneus de acordo com o peso do carro.

 

CUIDA DO MOTOR DO CARRO

 

Sem ele, o teu carro não é nada. Por isso, depois das férias, aproveita para verificar os níveis de óleo, anticongelante e água do radiador. Se o carro circular muito tempo com pouca água, o motor corre o risco de sobreaquecer. Já a falta de óleo pode danificar completamente o motor. Estas reparações são muito caras, é por esse motivo que te aconselhamos a evitar estas despesas desnecessárias. 

 

VERIFICA O ESTADO DAS ESCOVAS LIMPA PARA-BRISAS  

 

Depois das férias, as escovas limpa para-brisas do teu carro podem ter de ser substituídas. Isto porque estiveram expostas a altas temperaturas e podem ter secado. São vários os sinais que mostram que deves mudar as escovas limpa para-brisas: se notares que apresentam dificuldades em deslizar, se fizerem barulhos ou movimentos incomuns. Se fores a qualquer posto PRIO vais encontrar as escovas mais adequadas para o teu carro.

 

CONFIRMA O ESTADO DOS TRAVÕES DO CARRO

 

Os travões são essenciais para a tua segurança e para a dos outros condutores. Ao travar, se sentires que a distância de travagem é maior que o normal, verifica de imediato a situação, já que podem precisar de ser substituídos.

 

VERIFICA QUE TENS O KIT DE EMERGÊNCIA

 

Por vezes durante as férias acontecem azares e temos de recorrer ao equipamento de emergência que temos dentro do carro. Nesta rentrée deves confirmar se tens os kits de primeiros socorros, os pneus de substituição, os sinalizadores luminosos e outras ferramentas em bom estado. Não te esqueças também de ter todos os papéis atualizados.