Voltar
Certifique-se de que o texto está escrito corretamente.
Tente outros termos de pesquisa.
Introduza um texto mais geral.
Nas mais diversas situações do dia a dia, a forma como agimos serve de exemplo para os mais novos, que nos imitam e acham que aquele é o comportamento mais indicado a seguir. Desta forma, também durante a condução deves mostrar-lhes quais são as medidas a tomar para evitar problemas.
A segurança dos miúdos deve estar sempre em primeiro lugar, sobretudo quando se viaja de carro. Para evitar quaisquer riscos, foca-te sempre numa condução calma, ponderada e muito prudente. Só assim conseguirás garantir a segurança de quem levas no banco de trás.
Para te ajudar, identificámos 6 erros que os adultos costumam cometer. E tu, o que tens a melhorar para garantires a segurança das crianças que viajam contigo?
Fumar durante as viagens
Se é um mau hábito para se ter perto dos mais novos, num espaço reduzido e pouco arejado como um carro, ainda pior. Opta por manter o ambiente sempre fresco.
Utilizar o telemóvel
Todos conhecem a regra mas a verdade é que 4 em cada 10 adultos admite já ter pegado no telemóvel enquanto conduzia, e com os filhos no carro. O melhor é colocares o telemóvel no modo avião, para que não haja qualquer distração.
Estacionar em segunda fila
É um hábito muito comum, principalmente quando se vai deixar os miúdos à escola. No entanto, é um mau exemplo a passar aos mais novos e é também uma condicionante ao trânsito e causar acidentes.
Criar conflitos com outros condutores
O trânsito pode ser stressante, é verdade. Mas quando estás com crianças no carro, tens de pensar duas vezes antes de carregares na buzina e gesticulares com os outros condutores.
Não usar cinto de segurança
Faz deste um passo obrigatório mal entras no carro. Só assim consegues incutir os mais novos a repeti-lo e a praticá-lo quase automaticamente. Atenção: antes de pores o teu cinto, ajuda as crianças primeiro e garante que todos estão em segurança.
Abusar das novas tecnologias
Usar tablets ou telemóveis para que os mais novos vão entretidos a jogar ou a ver filmes durante as viagens de carro pode parecer uma boa opção. De facto, esta é uma das formas de entretenimento ideais em viagens muito longas. Contudo, a longo prazo, os ecrãs dos tablets e dos telemóveis podem trazer repercussões ao nível da visão e atenção.