Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Todos os carros novos vão ter limitador de velocidade

Inovação

05 Abril 2019

Todos os carros novos vão ter limitador de velocidade

Todos os carros novos vão ter limitador de velocidade
Agora é oficial. A partir de 2022, todos os carros novos vão ser vendidos com um sistema inteligente de limitação de velocidade. A medida, que vai ser implementada em todos os países da União Europeia, faz parte de um pacote de segurança que visa implementar vários mecanismos de reforço da segurança nos automóveis, por forma de reduzir a sinistralidade rodoviária na UE.

Há muito que se tem vindo a falar sobre esta possibilidade, mas agora já se sabe que vai mesmo acontecer, já a partir de maio de 2022. E afinal, em que consiste este sistema limitador de velocidade? Trata-se de um mecanismo que recorre a câmaras ou ao sinal GPS para determinar a velocidade máxima permitida em cada momento de um determinado percurso, cortando automaticamente a potência do motor e limitando a velocidade para o máximo permitido naquele local.

Antecipando muita polémica e protestos por parte dos condutores, o Conselho Europeu de Segurança nos Transportes já recomendou que deve, contudo, haver uma forma de ativar e desativar o sistema. A ideia é que, caso o condutor circule de forma continuada acima do limite de velocidade, o sistema irá indicar acústica e visualmente que o condutor deve retomar o limite legal.

Além do limitador de velocidade, os carros novos estarão também equipados com um sistema de travagem autónoma de emergência, com um assistente de manutenção na faixa, um assistente de velocidade inteligente, um mecanismo de bloqueio de condução com álcool. Serão também implementados alertas de distração ou sonolência do condutor, assim como uma espécie de caixa negra, que servirá para análise em caso de acidente.

O objetivo da Comissão Europeia é que estas medidas possam contribuir para salvar mais de 25 mil vidas nas estradas, até 2038.