Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Segredos da EN2: este roteiro diz-te tudo o que não podes perder na route 66 portuguesa

Viagens

09 Março 2020

Segredos da EN2: este roteiro diz-te tudo o que não podes perder na route 66 portuguesa

Segredos da EN2: este roteiro diz-te tudo o que não podes perder na route 66 portuguesa

O motor de viagens momondo tem dicas para planear a rota pela incrível EN2



Se andas a planear há meses aquele passeio pelos 739 quilómetros da mítica Estrada Nacional 2, que liga Trás-os-Montes ao Algarve, mas não te decides, isto pode ser o empurrão de que precisas: a momondo, plataforma de pesquisas que compara preços de voos, hotéis e carros de aluguer, criou um roteiro pela incrível EN2, de autocaravana, durante nove dias.


Uma das mais icónicas estradas do mundo, a portuguesa EN2, estende-se por 738,5 quilómetros, atravessando Portugal de uma ponta à outra.


Nos últimos anos, tem havido um esforço por parte de várias entidades e autarquias para divulgar o troço e, agora, a viagem pode até ser feita com um passaporte oficial: nele coleciona carimbos das várias atrações e locais emblemáticos pelo percurso.


O troço entre Chaves e Faro passa por 11 distritos, oito províncias, quatro serras, 11 rios e 32 concelhos. A road trip é, por isso, a melhor maneira de aproveitares o melhor da rota.


Experimenta fazer esta viagem de autocaravana


A momondo sugere a experiência em autocaravanas, um veículo cada vez mais requisitado em Portugal (sobretudo por estrangeiros), o que acaba por ser conveniente para as dormidas.


A momondo alerta, no entanto, para que os passageiros não se esqueçam que a água, o gás e a eletricidade são limitados numa autocaravana e, por isso, é necessário ir abastecendo e racionando. E que devem pernoitar nos locais indicados (parques de campismo ou de autocaravanas e parques públicos) para não correr o risco de uma multa.


A aventura pode começar pelo Norte, em Chaves, ou pelo Sul, em Faro. Passa depois por Vila Real, Lamego, Tondela, Sertã, Abrantes, Montargil, Montemor-o-Novo e Almodôvar.


Se quiseres alugar uma autocaravana, poderás recorrer a empresas como a Indie Campers, Campervan Portugal ou a Campilider. Podes também usar o serviço de aluguer de autocaravanas entre particulares, Yescapa, uma espécie de Airbnb destes veículos.


Estes são os locais imperdíveis de cada paragem da EN2


Dia 1 — Chaves

O quilómetro um da EN2 situa-se junto ao Alto Tâmega. A cidade do distrito de Vila Real é conhecida pelas termas e monumentos históricos. Imperdíveis são a Torre de Menagem do Castelo Medieval, os fortes de São Neutel e São Francisco, e a ponte romana de Trajano. Podes ainda visitar, neste primeiro dia de viagem, o Jardim do Tabolado.


Posto PRIO mais próximo: Chaves


Dia 2 — Vila Real

Seguindo uma hora para sul, chega-se a Vila Real, capital de Trás-os-Montes e Alto Douro. Podes visitar a Casa de Mateus, ou as famosas Escarpas do Corpo, uma paisagem natural de onde podes aproveitar as vistas para as Serras do Alvão e Marão. Imperdível também é um passeio no Parque do Município, não esquecendo a subida ao Alto do Calvário.


Posto PRIO mais próximo: Vila Real


Dia 3 — Lamego e Tondela

Apenas meia hora de viagem depois chega-se a Lamego. Aqui, não podes perder a Igreja do Convento de Santa Cruz e o Santuário barroco dedicado a Nossa Senhora dos Remédios. E, uma hora para sul, entra-se em Tondela. Nesta cidade deves visitar a Fonte da Sereia, que simboliza a Lenda de Tondela, e também o Menir de Caparrosa.


Posto PRIO mais próximo: Tondela


Dia 4 — Sertã

Há uma lenda que diz que a Sertã deve o seu nome ao seguinte episódio: a mulher de um português, após ver o marido morrer às mãos dos romanos, atirou da janela do castelo uma frigideira (sertã) cheia de azeite a ferver para cima dos invasores, forçando a sua retirada. É, por isso, quase obrigatório visitar o castelo, atualmente em ruínas. A vila é banhada pelas albufeiras do Rio Zêzere e combina o verde da paisagem com o azul do rio.

Posto PRIO mais próximo: Proença-a-Nova


Dia 5 — Abrantes

Aqui vale mesmo muito a pena fazer um desvio, de 20 minutos, e visitar o incrível Castelo de Almourol. Já em Abrantes, podes perder-te na doçaria regional. Não te esqueças de provar as tigeladas e a palha de Abrantes.


Posto PRIO mais próximo: Abrantes - Pingo Doce


Dia 6 — Montargil

Se optares pelo roteiro em época de calor, é em Montargil que encontras a oportunidade ideal para te refrescares. Na barragem há também diversas atividades aquáticas. Mas não deixes de visitar o Cruzeiro de Montargil, um monumento de granito que homenageia o ano santo de 1950. A poucos quilómetros tens ainda o Fluviário de Mora, para descobrir as mais variadas espécies de peixes e outros habitantes marinhos.


Posto PRIO mais próximo: Ponte de Sôr


Dia 7 — Montemor-o-Novo

Continuando para sul, precisas de três horas de carro para chegar a Montemor-o-Novo, onde podes visitar o castelo ou dar um passeio no Jardim Público e aproveitar para visitar a Lápide Romano-Visigótica, considerado Monumento Nacional. Se gostas de animais, não percas o Monte Selvagem.


Posto PRIO mais próximo: Vimieiro


Dia 8 — Almodôvar

É agora altura de entrar no Alentejo profundo, conhecido pelas suas planícies. Esta região é marcada pela produção de cortiça, mel, queijo de cabra e aguardente de medronho. Aqui, podes visitar o Museu da Escrita do Sudoeste de Almodôvar, por exemplo.


Posto PRIO mais próximo: Loulé


Dia 9 — Faro

No nono e último dia vais chegar ao quilómetro 738,5 da Estrada Nacional 2. Em Faro, a capital algarvia, podes aproveitar as dezenas de praias para descansar. Tens ainda o castelo, a marina e a Ilha de Faro para conhecer.


Posto PRIO mais próximo: Faro