Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Segredos da EN2: 9 monumentos que tens mesmo de visitar

Viagens

03 Maio 2019

Segredos da EN2: 9 monumentos que tens mesmo de visitar

Segredos da EN2: 9 monumentos que tens mesmo de visitar

Prometemos, cumprimos. Não, não estamos a fazer campanha para as eleições europeias. Estamos a falar da promessa que fizemos acerca de desvendar todos os segredos da Estrada Nacional 2, também conhecida como Nacional 2. Andámos a passear pelos mais de 700 quilómetros daquela que é também conhecida como a Route-66 portuguesa e, entre Chaves e Faro, descobrimos muitos spots que vais adorar conhecer.

Nesta primeira viagem, fomos à procura dos mais bonitos monumentos que podem ser visitados ao longo da EN2 – ou nas suas proximidades -, e encontrámos alguns locais verdadeiramente fantásticos. Podíamos estar dias a falar dos pelourinhos, castelos, igrejas ou ermidas mais bonitas que há ao longo de todo o percurso, mas preferimos reduzir a lista para uma dimensão aceitável.

Por isso mesmo, escolhemos os nove monumentos que são mesmo de visita obrigatória. E, como é já habitual, fizemos questão de procurar o posto PRIO mais próximo de cada um destes monumentos, para que nunca te fale energia para continuar a viagem.

Vê aqui as nossas escolhas:

Torre de Menagem do Castelo de Chaves (Chaves)
Subir à Torre de Menagem foi das coisas que mais prazer me deu na recente viagem que fiz a Chaves. É uma torre granítica, naturalmente defensiva, edificada junto à muralha da vila medieval, de cujo topo se tem uma vista panorâmica sobre o atual centro histórico de Chaves, o jardim do Castelo e, ao fundo, o Rio Tâmega.
Posto PRIO nas proximidades – Chaves

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios (Lamego)
Uma escadaria com 686 degraus leva-nos a este Santuário, um dos mais conhecidos locais de peregrinação em Portugal. Erguido em 1750, o local é envolvido pelo Parque de Santo Estêvão, um denso arvoredo perfeito para descansar, tirar fotografias e fazer um piquenique.
Posto PRIO nas proximidades - Peso da Régua - Pingo Doc

Museu Nacional Grão Vasco (Viseu)
O Museu Nacional Grão Vasco é o mais rico e importante de Viseu. Está localizado no antigo palácio dos bispos, ao lado da catedral. Neste monumento, destacam-se os enormes painéis retratando São Pedro, a Última Ceia e a Lamentação sobre o Corpo de Cristo. No entanto, a estrela do museu é o Retábulo da Capela da Catedral, um conjunto de 14 painéis ilustrando diferentes episódios da vida de Cristo.
Posto PRIO nas proximidades - Viseu – Recheio 

Castelo da Sertã (Sertã)
A tradição diz que o castelo de cinco quinas foi edificado pelo capitão romano Sertório, no ano de 74 a.C., e que faria parte de uma rede de fortificações em volta da Serra da Estrela. Foi dentro das suas paredes que se desenrolou o episódio relatado pela famosa lenda da Celinda, em que esta intrépida mulher expulsou os romanos, atirando sobre eles uma frigideira com azeite a ferver. No entanto, escavações arqueológicas recentes concluíram que a sua ocupação inicial poderá remontar apenas ao período islâmico (séculos X e XI).
Posto PRIO nas proximidades – Figueiró dos Vinhos

Núcleo Museológico do Piódão (Piódão)
A Aldeia de Piódão, no concelho de Arganil, é considerada uma das mais bonitas do País e está classificada como “Aldeia Histórica de Portugal“. As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos apelidada de “aldeia presépio”. O próprio conjunto arquitetónico e a sua disposição tão característica, é o maior atributo de Piódão, destacando-se também locais de interesse como a Igreja Matriz do século XVII ou o Núcleo Museológico do Piódão, onde estão expostos os costumes, as tradições e modo de vida destas antigas paragens.
Posto PRIO nas proximidades – Serpins

Ermida de São Pedro das Cabeças (Castro Verde)
A 4 km da vila de Castro Verde, esta ermida tem uma vista fantástica sobre todo o concelho. Foi mandada construir na segunda metade do século XVI, em tributo à vitória de D. Afonso Henriques na Batalha de Ourique, ocorrida em 1139.
Posto PRIO nas proximidades – Beja

Castelo de Montemor-o-Novo (Montemor-o-Novo)
Foi em Montemor-o-Novo que, em 1496, o rei D. Manuel I tomou a histórica decisão de mandar descobrir o caminho marítimo para a Índia. Toda a região envolvente é dona de grandes belezas naturais, impõe-se visitar o que resta do Castelo, o antigo Convento de São Domingos (hoje em dia interessante Museu Arqueológico), o pitoresco Chafariz da vila, a Igreja e cripta de São João de Deus ou o Convento de Nossa Senhora da Saudação.
Posto PRIO nas proximidades - Torre de Coelheiros 

Minas de Aljustrel (Aljustrel)
Aljustrel, é uma das mais antigas povoações de Portugal, conquistada aos árabes em 1234, no reinado de D. Sancho II. As minas são um dos mais importantes e diferentes pontos de interesse que se pode conhecer em Aljustrel e uma das imagens de marca de Aljustrel. Rica em diversos tipos de minério, a vila foi, durante séculos, local de trabalho para muitos que exploravam a profundeza da terra.
Posto PRIO nas proximidades – Beja

Miradouro da Serra do Caldeirão (Loulé)
O miradouro da Serra do Caldeirão situa-se na freguesia do Ameixial no concelho de Loulé e encontra se a 575 metros de altitude, proporcionando assim, uma paisagem espetacular. Neste miradouro, encontra-se também, um parque de merendas onde podes descansar depois das tantas curvas da EN2.
Posto PRIO nas proximidades - Santa Bárbara de Nexe