Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Sabes qual é o tipo de óleo mais indicado para o teu carro?

Postos

12 Março 2020

Sabes qual é o tipo de óleo mais indicado para o teu carro?

Sabes qual é o tipo de óleo mais indicado para o teu carro?

Conhece os lubrificantes da PRIO mais adequados ao teu veículo



Um bom lubrificante reduz o desgaste, mantém a temperatura, limpa e veda o motor e permite ainda a redução no consumo de combustível. Por isso, a lubrificação do motor de um carro é um dos aspetos que nunca deves descurar na sua manutenção.

Mesmo que conheças muitas pessoas que deixam esse trabalho para o mecânico, é importante que saibas verificar regularmente o nível de óleo para garantires que o motor do teu carro está a funcionar como deve ser.

E isto significa que é sempre importante teres contigo um lubrificante adequado ao motor do teu carro. Mas será que sabes qual é o mais adequado?


Que tipos de lubrificantes existem?

Existem três categorias básicas de óleos para motores: óleo mineral, óleo sintético ou óleo semi-sintético. O primeiro é um derivado de petróleo, o segundo é sintetizado em laboratório e o terceiro combina as características dos anteriores.

O óleo sintético, por exemplo, é mais indicado sempre que exista uma maior amplitude de temperaturas ambiente, podendo durar mais tempo e ser mais eficaz a limpar e proteger o motor da tua viatura.

Já reparaste também que a maioria dos óleos de motor que encontras à venda tem “números diferentes”- ou seja diferentes “grades”- e designam-se óleos multigraduados? Existem, por exemplo, o 5W-30, o 5W-40, o 10W-40 ou o 15W-40.

O primeiro número e a letra “W” indicam a viscosidade de um óleo medida a baixas temperaturas - aquilo que se designa por viscosidade a “FRIO” - e o segundo número, depois do “W”, indica a viscosidade do óleo medida a uma mais alta temperatura – aquilo que se designa por viscosidade a “QUENTE”.

Curiosidade: sabias que a letra “W” significa Winter e é por esse motivo que o número que antecede a letra “W” corresponde àquilo a que se designa viscosidade a frio?


A maior parte dos óleos também já indicam, no rótulo da sua embalagem, se são para motores a gasolina ou gasóleo, ou ambos, e quais são as especificações/aprovações dos construtores automóveis que cumprem. Deves, portanto, comprar os lubrificantes apropriados para o tipo de combustível do teu carro e que cumpra as especificações mínimas exigidas pelo fabricante da tua viatura.


Os lubrificantes da PRIO:


Como a PRIO se preocupa com a qualidade do motor do teu carro, desenvolveu uma gama de lubrificantes de qualidade TOP a preços super competitivos. Pois é. Na maioria dos postos PRIO vais encontrar vários lubrificantes que poderão ser a solução para qualquer percalço.


Os lubrificantes PRIO disponíveis são:

  • PRIO TOP SYNT 5W-30 LL: lubrificante sintético multigraduado para motores a gasolina ou diesel equipados com filtro de partículas. É indicado para viaturas ligeiras.


  • PRIO TOP SYNT 5W-30 C4: lubrificante sintético multigraduado especialmente desenvolvido para veículos com motores diesel equipados com filtro de partículas. Também indicado para veículos com motores a gasolina. É ideal para veículos ligeiros.


  • PRIO TOP SYNT 5W-30 C2: lubrificante sintético multigraduado especialmente desenvolvido para veículos com motores diesel equipados com filtro de partículas. Também indicado para veículos com motores a gasolina. É ideal para veículos ligeiros.


  • PRIO TOP SYNT 5W-40 LS: lubrificante sintético multigraduado para motores gasolina ou diesel equipados com filtro de partículas. É indicado para viaturas ligeiras.


  • PRIO TOP SEMI-SYNT 10W-40: lubrificante semi sintético multigraduado para motores diesel ou gasolina. É indicado para veículos ligeiros.


  • PRIO TOP MULTI 15W-40: lubrificante mineral multigraduado para motores diesel ou gasolina. É indicado para veículos ligeiros e pesados, máquinas agrícolas e equipamentos de construção civil.


  • PRIO TOP OCEANIC 2T: lubrificante mineral para motores a dois tempos fora de bordo. É ideal para embarcações náuticas.


  • PRIO TOP ATF: lubrificante mineral para transmissões automáticas ou circuitos hidráulicos. É ideal para veículos ligeiros e pesados, máquinas agrícolas e equipamentos de construção civil.


  • PRIO TOP SYNT 2T: lubrificante sintético para motores dois tempos. É indicado para motociclos.


No site da PRIO podes fazer a simulação/seleção do óleo PRIO para perceberes qual é o lubrificante que melhor se adequa ao motor do teu carro. Descobre ainda quais são os postos PRIO onde podes encontrar lubrificantes de qualidade TOP.