Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Queres fugir às multidões? Leva os miúdos numa road trip pela route 66 portuguesa

Viagens

08 Junho 2020

Queres fugir às multidões? Leva os miúdos numa road trip pela route 66 portuguesa

Queres fugir às multidões? Leva os miúdos numa road trip pela route 66 portuguesa

A EN2 faz 75 anos — e pode ser a solução de férias para este ano



Numa altura em que continuamos sem ter uma vacina ou um tratamento 100% eficaz para combater a pandemia do novo coronavírus, o governo já aconselhou os portugueses a passarem as suas férias de verão de 2020 cá dentro.


“É cá dentro” é precisamente o novo mote e slogan da Estrada Nacional 2. No ano em que completa o seu 75.º aniversário, aquela que é a estrada mais emblemática do País, conhecida como route 66 portuguesa, conta com centenas de quilómetros de norte a sul, passando por 35 municípios e diferentes realidades, por várias geografias, paisagens e até climas. Quem a faz no interior de cidades, encontra parques naturais, povoações semi abandonadas, termas e igrejas, praias, planícies e vinhas.


A histórica Estrada Nacional 2 atravessa ainda quatro serras, 11 distritos e 11 rios. São no total 739,26 quilómetros que ligam Chaves a Faro, tornando-a, de entre as vias com as suas características, na mais longa de Portugal e da Europa.


A Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (Amren2), tem colocado actualizações constantes no seu Facebook, precisamente para lembrar às pessoas que ela é uma boa opção para estas férias de verão: podes ir em família, num carro ou autocaravana, escolhendo locais para pernoitar com medidas e selos de segurança, e passar uns dias diferentes – e isolados –, na aventura da descoberta.


Pelo caminho, não te esqueças de fazer paragens nos postos PRIO que encontras ao longo da EN2. É lá que podes atestar o carro, comer qualquer coisa ou comprar snacks para o caminho


Há várias maneiras de percorreres a EN2: de carro, moto ou até de bicicleta. Se quiseres alugar uma autocaravana, poderás recorrer a empresas como a Indie Campers, Campervan Portugal ou a Campilider. Podes também usar o novo serviço de aluguer de autocaravanas entre particulares, Yescapa, uma espécie de Airbnb destes veículos.


Muitos viajantes já fazem a estrada em parte ou no seu todo, mas a ideia agora e no futuro próximo é que as pessoas que façam o caminho histórico tenham a mesma sinalização em todos os concelhos, as mesmas indicações e informação sobre os locais, onde comer e onde ficar.


Em 2018 deu-se um grande passo neste sentido, ao ser criado o “Passaporte EN2”. O documento é uma edição da Amren2 e pretende incentivar turistas nacionais e estrangeiros a percorrer a estrada. Foi posto à venda nos postos de turismo e câmaras municipais dos municípios aderentes, e pode ser pedido através do e-mail geral@rotan2.pt.


Recentemente chegou também uma app, criada por estudantes portugueses. Um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra, pertencentes à Licenciatura em Engenharia Informática, entrou em contacto com a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 e desenvolveu uma aplicação sobre a EN2 com uma finalidade académica.


O objetivo desta aplicação, totalmente gratuita, é também o de dinamizar a Rota da Estrada Nacional 2, associando o conteúdo existente no passaporte e complementando-o com novas ideias, como por exemplo o passaporte digital.