Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website

A EN2 faz 75 anos — e pode ser a solução de férias para este ano



Numa altura em que continuamos sem ter uma vacina ou um tratamento 100% eficaz para combater a pandemia do novo coronavírus, o governo já aconselhou os portugueses a passarem as suas férias de verão de 2020 cá dentro.


“É cá dentro” é precisamente o novo mote e slogan da Estrada Nacional 2. No ano em que completa o seu 75.º aniversário, aquela que é a estrada mais emblemática do País, conhecida como route 66 portuguesa, conta com centenas de quilómetros de norte a sul, passando por 35 municípios e diferentes realidades, por várias geografias, paisagens e até climas. Quem a faz no interior de cidades, encontra parques naturais, povoações semi abandonadas, termas e igrejas, praias, planícies e vinhas.


A histórica Estrada Nacional 2 atravessa ainda quatro serras, 11 distritos e 11 rios. São no total 739,26 quilómetros que ligam Chaves a Faro, tornando-a, de entre as vias com as suas características, na mais longa de Portugal e da Europa.


A Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (Amren2), tem colocado actualizações constantes no seu Facebook, precisamente para lembrar às pessoas que ela é uma boa opção para estas férias de verão: podes ir em família, num carro ou autocaravana, escolhendo locais para pernoitar com medidas e selos de segurança, e passar uns dias diferentes – e isolados –, na aventura da descoberta.


Pelo caminho, não te esqueças de fazer paragens nos postos PRIO que encontras ao longo da EN2. É lá que podes atestar o carro, comer qualquer coisa ou comprar snacks para o caminho


Há várias maneiras de percorreres a EN2: de carro, moto ou até de bicicleta. Se quiseres alugar uma autocaravana, poderás recorrer a empresas como a Indie Campers, Campervan Portugal ou a Campilider. Podes também usar o novo serviço de aluguer de autocaravanas entre particulares, Yescapa, uma espécie de Airbnb destes veículos.


Muitos viajantes já fazem a estrada em parte ou no seu todo, mas a ideia agora e no futuro próximo é que as pessoas que façam o caminho histórico tenham a mesma sinalização em todos os concelhos, as mesmas indicações e informação sobre os locais, onde comer e onde ficar.


Em 2018 deu-se um grande passo neste sentido, ao ser criado o “Passaporte EN2”. O documento é uma edição da Amren2 e pretende incentivar turistas nacionais e estrangeiros a percorrer a estrada. Foi posto à venda nos postos de turismo e câmaras municipais dos municípios aderentes, e pode ser pedido através do e-mail geral@rotan2.pt.


Recentemente chegou também uma app, criada por estudantes portugueses. Um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra, pertencentes à Licenciatura em Engenharia Informática, entrou em contacto com a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 e desenvolveu uma aplicação sobre a EN2 com uma finalidade académica.


O objetivo desta aplicação, totalmente gratuita, é também o de dinamizar a Rota da Estrada Nacional 2, associando o conteúdo existente no passaporte e complementando-o com novas ideias, como por exemplo o passaporte digital.