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Os postos PRIO já reabriram: aqui estão as medidas de segurança que deves cumprir


Estão a ser adotadas várias soluções de prevenção contra o coronavírus



O regresso à normalidade está finalmente a acontecer em vários pontos do País. E os postos PRIO de norte a sul já reabriram – com medidas estritamente definidas que prometem proteger e aumentar a confiança dos portugueses nas deslocações aos postos.


Assim, tendo em conta as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), sempre que te deslocares a um posto PRIO, deves ter em atenção vários aspetos como, por exemplo, o uso de máscara de proteção, a lotação máxima de clientes em loja, a distância mínima de segurança entre pessoas ou o pagamento alternativo.


Para garantires a tua proteção – e a de todos os que te rodeiam –, há ainda outras medidas importantes a que deves ter atenção:


1. CONDIÇÕES  DE ACESSO ÀS LOJAS DOS POSTOS PRIO


Já é de conhecimento geral que, em estabelecimentos fechados, a DGS recomenda que apenas esteja nos espaços um terço do número de clientes habituais.


Poderão ser adotadas medidas mais restritivas, como por exemplo, o limite máximo de clientes em loja. Nestes casos, a PRIO está a colocar à porta das lojas a sinalética com o número máximo de clientes permitidos naquele espaço. 


Mediante a infraestrutura de cada posto PRIO, pode ser encontrado um de dois cenários:


  • Posto em funcionamento com loja fechada ao público por limitação física das instalações;
  • Posto em funcionamento com loja limitada a um ou mais clientes em simultâneo, conforme a área de venda.


Além das limitações à entrada dos clientes, os postos podem operar em regime misto. Isto significa que permite a entrada de cliente em loja e efetuar o atendimento também através de caixa passa-valores. As filas de espera para estes atendimentos também devem cumprir a distância de segurança.


2. UTILIZAÇÃO DAS LOJAS


Para que estejas totalmente protegido, independentemente da limitação do número de clientes no interior da loja, deves permanecer a uma distância mínima de um metro do balcão. Esta distância está assinalada nos postos, com uma fita rosa no chão que indica “aguarde aqui a sua vez”.


Também deves permanecer à mesma distância das vitrines dos produtos alimentares – e só te deves aproximar para recolher os produtos que vais adquirir. O posto PRIO escolhe e assinala uma zona da vitrine exclusiva para a entrega dos produtos alimentares.


Estamos a trabalhar diariamente para que possas dirigir-te aos postos PRIO com total confiança nas medidas que implementamos



3. PRÁTICAS DE VENDA E PAGAMENTO


Para evitar o contacto com superfícies manuseadas pelos clientes, haverá terminais de pagamento automático, que são manuseados exclusivamente pelos clientes. Os terminais terão um papel autocolante transparente sobreposto ao teclado, de modo a facilitar a higienização das teclas a cada utilização.



Na compra de produtos de cafetaria, deves primeiro realizar o pagamento e só depois levantar os produtos à saída da loja. Caso tenhas de aguardar pela preparação dos mesmos, fica atrás da linha amarela de segurança identificada no chão. O serviço de cafetaria vai estar a utilizar materiais descartáveis.


4. LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DOS POSTOS


Foram criadas medidas de higienização adicionais de forma a que todos possam estar protegidos. Elas são:


  •  Instalação de barreiras em acrílico em frente ao balcão: o objetivo é aumentar a segurança dos colaboradores no contacto com os clientes, aumentando a eficácia de utilização dos equipamentos de proteção individual;
  • Colocação de um dispensador de solução antissética de base alcoólica à entrada da loja e no balcão de pagamento.


Confia na PRIO – e se seguires as medidas de segurança, vai correr tudo bem