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PRIO, Porto de Aveiro, Aveiport juntos na descarbonização do Porto de Aveiro

Inovação

14 Julho 2021

PRIO, Porto de Aveiro, Aveiport juntos na descarbonização do Porto de Aveiro

PRIO, Porto de Aveiro, Aveiport juntos na descarbonização do Porto de Aveiro

PRIO, porto de Aveiro e aveiport: Juntos na descarbonização DO PORTO DE AVEIRO



A PRIO, a Administração do Porto de Aveiro e a Aveiport, empresa do Grupo ETE juntam-se para levar a cabo um projeto integrado, com foco numa parceria tripartida, com vista à descarbonização do porto de Aveiro. Depois de uma primeira fase piloto, durante 3 meses, em estreita colaboração com a Administração do Porto de Aveiro, foi decidido alargar-se o projeto, estando previsto o fornecimento de Ecodiesel pela PRIO, a todos os equipamentos motorizados a operar no porto. Este projeto será implementado ainda durante o mês de julho e visa reduzir em grande escala as emissões de CO2 em todo o porto de Aveiro.

 

Com o fim da primeira fase do projeto-piloto a terminar no mês de julho, a segunda fase prevê já a inclusão de mais dois equipamentos, estando a curto prazo prevista a instalação de um ‘skid’ (depósito de armazenagem e bomba de abastecimento), para alargar o fornecimento a toda frota e alcançar números ainda mais significativos de reduções de CO2.

A PRIO, desde a sua criação, posicionou-se como uma empresa de energias para a mobilidade do futuro, apostando em combustíveis sustentáveis promotores de uma verdadeira transição energética em diversas áreas da mobilidade. Para Carlos Baptista, Diretor Comercial da PRIO, “Urge optar por alternativas que reduzam a pegada ecológica. Na PRIO acreditamos que a transição energética deve ocorrer de forma progressiva, de uma economia fóssil para uma economia verde.”. O Diretor Comercial da PRIO relembra ainda que “Com a frota atual já se pode começar a fazer a diferença, mudando apenas a fonte de energia.” A empresa defende que a transição energética pode (e deve) começar já e isso é possível com os veículos, infraestruturas e tecnologias existentes.

É do conhecimento geral que o transporte marítimo é responsável por emissões de CO2 para a atmosfera. Ainda que, por regulamentação da IMO (International Maritime Organisation) os navios de hoje já utilizem combustíveis mais sustentáveis, a PRIO tem feito um esforço concertado para encontrar as melhores soluções para ajudar na descarbonização do transporte marítimo e ajudar os Portos a encontrar soluções viáveis e imediatas para a Transição Energética. Com base nisso, a energética celebrou uma parceria com a Administração do Porto de Aveiro e a Aveiport, empresa do Grupo ETE. Segundo Carlos Baptista “A primeira fase dessa parceria foi um sucesso pelo que avançamos já para uma segunda fase, mas não nos ficamos por aqui e temos já em perspetiva novas formas de parceria.” Para o responsável, “Importa agora estender essa iniciativa para os demais operadores do Porto de Aveiro e também para outros portos do país. A descarbonização fica mais fácil quando encontramos parceiros que partilham dos mesmos princípios.”.

E a verdade é que os parceiros não poderiam estar mais alinhados com esta visão da PRIO. Para Maria Manuel Cruz, Responsável de Ambiente do Porto de Aveiro: “O Porto de Aveiro congratula-se com todas as ações que visem contribuir para a descarbonização do porto e, neste caso concreto, para a redução das emissões provenientes das atividades portuárias pela utilização de biocombustíveis em equipamentos portuários da Aveiport.”

Para Adolfo Paião, Gerente da Aveiport, empresa do Grupo ETE, “Este projeto vem reforçar aquele que é o posicionamento do Grupo ETE na adoção contínua de práticas de sustentabilidade, cooperando positivamente para a redução da pegada ecológica, em particular na Região da Aveiro.” Salienta ainda que “este é mais um passo, naquele que tem sido o contributo do Grupo ETE no desenvolvimento da Região de Aveiro, quer a nível económico, quer a nível ambiental, e onde está presente e em atividade há mais de 30 anos.”

Os biocombustíveis da PRIO respeitam os princípios da economia circular, atendendo a que são produzidos a partir de matérias-primas residuais. A sua utilização vem permitir substituir parcialmente os combustíveis fósseis e constitui um reforço no processo de redução das emissões de carbono, estando assim alinhados com a estratégia para a transição energética. Esta estratégia contempla no seu Plano de Ação a disponibilização de “novos biocombustíveis avançados, com baixas ou zero emissões, produzidos localmente a partir de diferentes resíduos, para abastecimento de navios, embarcações portuárias e outras embarcações locais, bem como para reabastecimento de equipamentos portuários e camiões”.

Só com o envolvimento de toda a Comunidade Portuária será possível atingir as metas traçadas para a descarbonização do Porto de Aveiro e dos outros Portos nacionais e internacionais.