Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
O frio chegou: 6 dicas para evitares avarias no teu carro

Dicas

01 Janeiro 2021

O frio chegou: 6 dicas para evitares avarias no teu carro

O frio chegou: 6 dicas para evitares avarias no teu carro

O novo ano trouxe um frio ao qual não estamos muito habituados. Protege-te a ti e ao teu carro.



Portugal está, desde que 2021 teve início, com temperaturas mínimas muito baixas ou até negativas e vários concelhos em aviso amarelo devido ao estado do tempo. Se achas que só nós é que sofremos com o frio, estás a esquecer-te do teu carro, que pode sofrer tanto ou mais do que tu nestes dias gelados de inverno. Tal como nós nos podemos agasalhar para evitar constipações, gripes e até pneumonias no inverno, também os carros podem ser protegidos dos dias mais frios.

É que um carro que não tem qualquer tipo de atenção especial durante os meses mais frios do ano, é um carro que se arrisca a parar e a deixar-te apeado quando menos esperas. Além de ser um risco para a tua segurança, um carro que não é devidamente preparado para o rigor do inverno é também um risco enorme para a tua carteira. E proteger tudo é bem mais simples do que realmente parece.

Se queres proteger o teu carro de problemas e avarias, só tens de seguir os nossos conselhos.

Como está a bateria?

Está provado que as baterias também sucumbem à medida que os termómetros descem aos zero graus, perdendo mesmo parte da sua capacidade. Fica o alerta: se o líquido que a bateria contém atinge temperaturas perto do ponto de congelação, a eficiência desta reduz-se a praticamente metade.

E, sobretudo para quem não pode guardar o automóvel durante a noite numa garagem, é importante restringir a utilização de todos os consumidores de energia, principalmente com o motor a funcionar a frio. Resumindo, verifica bem a bateria do teu carro. Nos dias mais frios, se a bateria não estiver a 100%, o carro pode não pegar.

Tem atenção à segurança

Este é um ponto que é absolutamente crucial. Tens de verificar todos os dispositivos de segurança do teu carro. Dos cintos de segurança ao ABS, deves verificar tudo. E se achas que não consegues verificar tudo sozinho, passa rapidamente numa oficina para ficares de consciência tranquila.

Os vidros e isolamento estão ok?

Humidade e odores impróprios podem sinalizar uma quebra do isolamento no carro. Verifica sempre qual é a sua origem, para resolver o problema. No que diz respeito aos vidros, vê se os limpa-para-brisas se encontram em bom estado e não te esqueças de usar líquido anticongelante para antecipar os efeitos das noites mais frias.

E a direção?

Este é mais um caso que pode justificar uma ida ao mecânico. É raro, mas se houver folgas nos componentes, o frio e a humidade podem trancar a direção e causar acidentes. E nem sequer é preciso estar muito frio para isso acontecer.

O aquecimento

Um bom aquecimento do habitáculo do carro vai tornar as tuas viagens mais confortáveis - para ti e para o resto da família. Irá ainda permitir reduzir significativamente o potencial embaciamento dos vidros. No entanto, se os filtros do ar não estiverem limpos, não só o aquecimento não funcionará convenientemente, como irá ainda exalar alguns odores pouco agradáveis.

Não te esqueças dos pneus

Já se sabe que o bom estado dos pneus é essencial para a segurança do teu veículo. Particularmente numa altura como o inverno, em que muitas vezes circulamos com chuva e, em alguns casos, com gelo na estrada. Verifica se todos os pneus do teu carro estão em bom estado e, se não, tens mesmo de os ir trocar.