Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Estes são os arraiais que não podes perder nos Santos Populares

Dicas

05 Junho 2019

Estes são os arraiais que não podes perder nos Santos Populares

Estes são os arraiais que não podes perder nos Santos Populares


Junho é, muito provavelmente, o mês mais animado de todo o ano.


O calor do verão começa a sentir-se, as férias ficam cada vez mais perto, andamos sempre prontos para ir dar um pulo à praia e, claro, é a época oficial dos santos populares, dos arraiais e da sardinha assada. Seja qual for o Santo Popular que mais puxa por ti, uma coisa é certa, a diversão está em todos os pontos do País.


Claro que não se pode falar de Santos sem falar das Festas de Lisboa. De 12 para 13 de junho é noite de Santo António e as pessoas saem todas à rua, em literalmente todos os bairros da cidade. Há manjericos e enchentes garantidas, com animação e muita sardinha assada em Alfama, na Graça, Bica, Mouraria ou Madragoa. Nos largos e vielas medievais, além da sardinha assada também há caldo verde e canta-se e baila-se noite dentro. Ainda em Lisboa, destaque para as marchas populares: cada bairro apresenta a sua e todos desfilam pela Av. da Liberdade, enchendo a rua mais central da capital com centenas de figurantes, música e muitas cores.


Também há manjericos no Porto, mas nada grita mais São João do que os martelinhos. Ir passar o São João ao Porto é como ir ao Vaticano ver o Papa: uma experiência que todos deviam experimentar, pelo menos, uma vez na vida. Se este é o ano em que te vais estrear, tens de ir para os bairros mais tradicionais, como Miragaia, Fontainhas, Ribeira, Massarelos e outros. Aos martelos junta-se a sardinha e o caldo verde e a noite acaba sempre da mesma maneira: com um mega fogo de artifício de ilumina os céus durante vários minutos e dá uma cor ainda mais especial ao rio Douro.


Atenção que os Santos Populares não se resumem a Lisboa e ao Porto. É que o São Pedro tem um poder quase tão grande como o Santo António e o São João. A 29 de junho celebra-se o dia do protetor dos pescadores e é em Sintra e Évora que a festa é mais rija. Em Sintra é feriado municipal e, à semelhança do que acontece no São João e no Santo António, as ruas enchem-se de decorações coloridas com muitos concertos e arraiais à mistura. De Rio de Mouro a São Pedro de Penaferrim, de Pero Pinheiro aos Paços do Concelho, em pleno centro da vila, o que não falta é animação.


Já em Évora, o dia 29 de junho é também o Dia da Cidade. Mas se pensas que as celebrações se limitam a este dia, estás enganado. Aqui decidiram unir dois Santos Populares numa única festa, o São João e o São Pedro, e encontraram assim a desculpa perfeita para viver quase duas semanas de celebrações!