Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Delta e Ecobean juntam-se à PRIO para produzir briquetes e biodiesel a partir de borras de café

Inovação

16 Agosto 2021

Delta e Ecobean juntam-se à PRIO para produzir briquetes e biodiesel a partir de borras de café

Delta e Ecobean juntam-se à PRIO para produzir briquetes e biodiesel a partir de borras de café

O projeto de economia circular nasceu no programa de empreendedorismo Prio Jump Start 2020.


Felizmente, o mundo está cada vez mais ecológico e existe uma preocupação geral da sociedade em apostar em força na sustentabilidade. As grandes empresas têm um papel importante nessa mudança de hábitos, por isso têm assumido vários compromissos ambientais.


A PRIO é uma dessas empresas. E a economia circular é precisamente a base da nova parceria que une a PRIO à Delta e à startup Ecobean. Juntas, as empresas estão a transformar borras de café em briquetes para barbecue e biodiesel, dando assim uma nova vida a um material que seria considerado desperdício.


O projeto nasceu no programa de empreendedorismo Prio Jump Start 2020 e vem reforçar o compromisso com a sustentabilidade e as boas práticas ambientais. Os briquetes para barbecue já estão mesmo disponíveis para compra em postos da PRIO selecionados.


O próximo passo será confirmar a viabilidade técnica da produção de biodiesel a partir do óleo extraído das borras de café.


Emanuel Proença, administrador da PRIO diz que “acreditamos firmemente que conseguimos construir um mundo melhor, conciliando economia circular (por aproveitamento de resíduos que não tinham outro destino que não o lixo) com uma mobilidade mais limpa (pelos biocombustíveis avançados e por todas as outras soluções de mobilidade verde), apoiados em alta tecnologia (desenvolvida nos nossos laboratórios e em apoio com as startups que identificamos pelo nosso Jump Start)”.


Sublinha ainda que este trabalho com os resíduos de café é mais uma prova disso mesmo. “Temos a sorte de contar com parceiros de eleição e estamos empenhados em levar o projeto à escala industrial logo que possível”, explica.