Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Compraste um carro usado? 5 coisas que tens mesmo de fazer

Dicas

18 Fevereiro 2019

Compraste um carro usado? 5 coisas que tens mesmo de fazer

Compraste um carro usado? 5 coisas que tens mesmo de fazer

Comprar um carro usado pode ser uma aventura, um prazer, uma desilusão ou um jogo de roleta russa. Se compraste o teu carro usado num stand que to entregou depois de uma revisão, não tens de te preocupar com a maioria das coisas de que te vamos falar.


No entanto, se decidiste mergulhar no mundo dos usados vendidos por particulares, deves ler e seguir os conselhos que te damos, até porque as consequências podem ser bem graves. Como queremos que tenhas sorte no teu negócio, a PRIO diz-te exatamente aquilo que deves fazer.


Trata de toda a documentação

Para um carro usado passar a ser realmente teu, tanto tu como o vendedor têm de preencher o Impresso Único para registo automóvel. Depois, é só ires a uma Loja do Cidadão ou a um notário para poderes registar o carro em teu nome e oficializar a venda.
Além do registo de propriedade, não te esqueças que para poderes circular com o carro, tens ainda de fazer um seguro. Aí está outra questão que terás de resolver antes de te poderes fazer à estrada. Por fim, confirma se o carro tem a inspeção em dia ou se se está a aproximar aquela dolorosa altura do ano em que tens de pagar o Imposto Único de Circulação.


Troca o líquido de refrigeração

Um dos líquidos essenciais ao funcionamento do motor é o líquido de refrigeração. Tendo em conta que no nosso País se costumam registar temperaturas bastante elevadas no verão, aconselhamos-te a trocares o líquido de refrigeração do teu carro antes que a estação amena chegue. Faças o que fizeres, nunca uses água como líquido de refrigeração (isso vai corroer o motor do teu carro).


Leva o carro a um mecânico

Assim que compres um carro usado, leva-o de imediato a um mecânico para ver até que ponto a tua avaliação estava correta ou para acautelares reparações mais dispendiosas.


Troca todos os filtros

Quando o carro estiver no mecânico, pede para trocarem todos os filtros. A não ser que o carro tenha acabado de sair de uma revisão, o mais provável é que os filtros do óleo, ar, combustível e habitáculo já estejam a pedir uma reforma. Ainda que possa parecer um desperdício de dinheiro, a melhor ação de manutenção de um carro é sempre a preventiva.


Troca o óleo do motor

Se vais trocar os filtros do teu veículo usado, aproveita a oportunidade e muda também o óleo do motor. Não te esqueças que o óleo velho não é tão eficaz na lubrificação do motor e se insistires em usá-lo podes estar a reduzir a esperança média de vida do teu carro.