Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Saiba por que é que os combustíveis aditivados são mais amigos do seu motor

Dicas

15 Maio 2018

Saiba por que é que os combustíveis aditivados são mais amigos do seu motor

Saiba por que é que os combustíveis aditivados são mais amigos do seu motor

Optar sempre por combustíveis aditivados é a melhor forma de prolongar a vida do motor do seu carro. A conclusão é de Luís Serrano, Professor e Investigador da ADAI – IP LEIRIA e foi apresentada na EXPOMÊCANICA 2018, que se realizou na Exponor, no passado mês de abril.

De acordo com o investigador, que esteve presente no evento a convite da PRIO, “se alguém deseja ter um carro por algum tempo e quiser garantir que o veículo se mantém em condições adequadas e que a eficácia demonstrada também perdura, deve apostar em combustíveis aditivados”. Segundo explica o investigador, isto deve-se ao facto de este tipo de combustível permitir “manter a fiabilidade dos veículos e a manutenção do seu bom desempenho”.

“O que acontece é que ao longo do tempo o aditivo permite que o motor e o sistema de injeção de combustível, mantenham as suas características”, continua o investigador, frisando que “ao fim de 10 ou 15 mil quilómetros é natural que, se o veículo utilizar sempre combustível simples ou não aditivado, se comece a notar uma perda de potência, o que não se verifica se for usado um combustível aditivado de forma continuada”.

Luís Serrano explicou ainda que as impurezas fazem parte de todo o sistema e são uma condição presente na vida de qualquer veículo movido a combustível fóssil. Mas é exatamente aqui que se sente a diferença entre combustível simples e aditivado: “ao utilizar combustível simples/não aditivado, essas impurezas acumulam-se enquanto que na utilização de combustível aditivado são eliminadas limpando o sistema e evitando que se acumulem em zonas chave dos circuitos”. Ou seja, em vez de se aglomerarem, as impurezas são isoladas, dispersas no combustível, conseguindo passar sem que haja acumulação nos filtros e, mais importante ainda, nos injetores e nas bombas, garantindo maior eficácia, fiabilidade e desempenho dos veículos.

Confira no vídeo, alguns dos momentos da presença da PRIO na EXPOMECÂNICA 2018: