Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website

Já está na altura de arranjares um carro elétrico, não achas? É que estes veículos são mesmo mais ecológicos, mais práticos e há cada vez mais modelos disponíveis.


Mas há mais uma grande novidade no mundo dos elétricos: um grupo de investigadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, descobriu uma forma de carregar uma bateria de carro elétrico de ião de lítio em apenas 10 minutos.


A investigação, publicada na revista especializada Joule, mostra que esta funcionalidade é capaz de garantir mais 321 a 482 quilómetros de condução sem ter de se preocupar com paragens.


2018 foi o ano de todos os recordes na venda de carros elétricos em todo o mundo. Há cada vez mais modelos disponíveis e os problemas que se apontavam a este tipo de veículos – como a falta de autonomia ou a falta de pontos de carregamento – já estão a ser corrigidos. Permitir que as baterias carreguem mais rapidamente pode ajudar ainda mais neste crescimento elétrico.


A pesquisa da equipa de investigadores norte-americanos assentou então no desenvolvimento de uma bateria aquecida capaz de reduzir o tempo de carregamento.


Para isso, a equipa fez com que os eletrões fluíssem através de uma película de níquel. Esses eletrões causam resistência ao aquecimento na película, o que faz com que a bateria aqueça. Assim, a 10ºC, a bateria carrega 15 minutos; e a 60ºC, ela é capaz de carregar em apenas 10 minutos. Incrível, não é?


Enquanto este sistema não chega a Portugal, o melhor mesmo é continuares a carregar o teu carro elétrico nos vários postos da PRIO com este serviço. Todos os pontos de carregamento PRIO foram testados e certificados para serem integrados na rede de carregamento nacional MOBI.E.