Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Incêndios: tudo o que podes fazer para te proteger

Dicas

05 Setembro 2019

Incêndios: tudo o que podes fazer para te proteger

Incêndios: tudo o que podes fazer para te proteger

Lembras-te quando em junho, julho e até início de agosto, as pessoas diziam “em setembro é que vai estar calor”? Pois, elas tinham razão. As temperaturas não param de subir e agora é que chegou o calor — sobretudo no centro e sul do País.


Por estas razões, a Proteção Civil decretou risco máximo de incêndio até ao próximo domingo, dia 8. Mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Viseu e Guarda estão em alerta vermelho, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


Cabe a todos ajudar na proteção do ambiente e, por isso, há várias dicas que te podem ajudar a contribuir para um planeta melhor. Não acumular material em desuso e lixo, não atirar beatas para o chão ou não acender fogueiras ao ar livre são algumas das sugestões mais básicas que te podemos dar.


Caso faças uma fogueira, escolhe um local devidamente autorizado e limpo. Além disso, tem atenção à intensidade do vento. Antes de abandonares o local, certifica-te que apagaste bem a fogueira com terra e pedras e que não restam brasas acesas.


Nunca deixes na rua vidros, plásticos e papéis. Leva-os contigo num saco até encontrares um contentor de lixo seguro. Além de poluírem, estes materiais são extremamente inflamáveis e, com o sobreaquecimento, podem despoletar um incêndio.


Deves ainda ter sempre à mão algo com que possas extinguir um foco de incêndio. Extintores, mangueiras ou pás - tudo pode ajudar-te a estares mais protegido e a conseguires apagar facilmente um pequeno foco de incêndio. Mais vale prevenir, certo?


Em caso de incêndio, nunca hesites: liga imediatamente para o número nacional de emergência – 112. Protege-te.