Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Tudo o que tens de saber antes de transportares o teu animal de estimação no carro

Dicas

28 Agosto 2019

Tudo o que tens de saber antes de transportares o teu animal de estimação no carro

Tudo o que tens de saber antes de transportares o teu animal de estimação no carro

Cada vez mais pessoas adotam ou recebem em casa um animal de estimação que se transforma num verdadeiro membro da família. Porém, em Portugal, os dados estatísticos ainda mostram que são abandonados mais de 10 mil animais por ano.


Uma das principais causas para isto acontecer são as férias de verão — é por isso que, nesta altura, o facto de poderes ou não levá-los contigo é fundamental quando tens de escolher os melhores destinos para esta altura do ano.


A boa notícia é que é cada vez mais fácil levar o animal em segurança dentro de um carro. O transporte de animais de estimação não envolve grandes mistérios, mas é preciso certificares-te de que a segurança do teu animal é respeitada.


Os cuidados têm de ser redobrados, claro, mas isso não significa que tens de planear tudo sozinho. A PRIO diz-te tudo o que tens de saber antes de levares contigo o teu animal de estimação numas férias em família.


Coimas que vão desde os 60 aos 600 euros


Sabias que há coimas para quem não transporta animais em condições de segurança? O transporte de animais não pode, em qualquer momento, prejudicar a segurança da tua condução, do animal ou das pessoas que vão ao teu lado. Isso significa que, ainda que o animal seja de facto parte da família, ele não pode mesmo andar à solta num carro durante uma viagem. Se um oficial da polícia ou de outra força de segurança te mandar parar e o animal de estimação estiver a andar livremente pelo veículo, o mais certo é que possas apanhar uma multa num valor entre os 60€ e os 600€.


No entanto, a coima não é o pior cenário. Ainda que não sejas multado, se transportares o animal de forma incorreta, arriscas-te a provocar um acidente – e colocas a tua vida em perigo, a vida do animal e de outras pessoas que se cruzem na estrada.


Licenças para o transporte de animais em carros


Quando levas contigo um ou mais animais de estimação, não é necessário possuir licenças para o efeito de transporte animal em automóveis. O teu cão ou gato pode andar contigo no carro desde que o transporte seja apropriado. Um crocodilo, um leão ou um pavão, por exemplo, não têm garantidos esses efeitos – pelo menos sem licença apropriada.


Como fazer o transporte corretamente


Ter um animal solto no carro pode significar distrações e, portanto, provocar situações de perigo. Sabes perfeitamente o quanto os animais gostam de brincar e deves entender o quanto isso pode prejudicar a tua condução.


A caixa transportadora é, de facto, a solução mais óbvia no que diz respeito ao transporte de animais em automóveis. Desde que seja adequada ao seu cão ou gato, ela é capaz de proteger o animal e impedir distrações que prejudiquem a tua condução.


Agora também é possível comprar um cinto de segurança para cães e garantir o seu transporte seguro em automóveis. O cinto em questão liga a coleira do animal ao seu peitoral, protegendo o seu corpo em casos de acidente – tal como acontece connosco.


A grelha divisória pode ser uma excelente ideia para aqueles animais maiores que necessitam de espaço para não entrar em stress durante a viagem. No entanto, a grelha deve ser corretamente testada e não oferece o mesmo nível de proteção que as outras soluções.