Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Truques para não perderes a sanidade mental quando viajas com crianças

Férias

29 Julho 2019

Truques para não perderes a sanidade mental quando viajas com crianças

Truques para não perderes a sanidade mental quando viajas com crianças

Pais que estão cansados de ouvir a clássica pergunta "já chegámos?" em viagens de carro, este artigo é mesmo para vocês. Estas duas palavrinhas, com um ponto de interrogação no final, tornaram-se na questão mais temida pelos adultos. Isto porque é repetida várias vezes pelas crianças durante as viagens, quando estão aborrecidas e fartas de estar sentadas durante horas num carro.


Se não queres perder de vez a tua sanidade mental, aconselhamos que comeces já a tomar medidas. Para te ajudar, elaborámos uma lista com quatro truques para manter os mais pequenos entretidos e o mais distraídos possível durante as viagens de carro.


Livros para colorir e ler

Os livros de colorir são uma boa forma de manter os miúdos sossegados, principalmente aqueles com mais jeito para o desenho. Antes de partires, garante que eles levam nas suas malas alguns lápis e canetas de colorir, vários livros à escolha, sejam de pintura ou apenas leitura.


Diário de viagem

Esta é uma ideia que pode mantê-los distraídos durante algumas horas. Assim que partires, incentiva os teus filhos a tirar fotografias durante a viagem e apontar num mapa onde passaram. A ideia é que depois possam compilar as recordações numa espécie de diário de bordo. Podem ainda incluir o restaurante onde almoçaram, os sítios onde pararam, as placas das localidades que atravessaram — vale tudo para elaborar uma recordação das férias (e ter sossego durante algum tempo).


Jogos divertidos para fazer em família

É importante que os adultos também se envolvam nas atividades que os miúdos fazem durante as viagens de carro. Antes de seguires viagem, pensa em alguns jogos que podes fazer com as crianças.

Pode ser, por exemplo, o jogo do stop. O famoso jogo tem uma letra do abecedário como ponto de partida e, após a sabermos, inicia-se um contrarrelógio para preencher todas as categorias previamente decididas (nomes, capitais, marcas, cores, países, entre outras) antes dos outros jogadores. Todos podem ser adversários, se preferires, deixa as crianças competir entre si enquanto ditas as letras e contas os pontos.

Além do jogo do stop podes sugerir uma atividade diferente: o jogo das matrículas e números. Como é que funciona? Escolhes um carro que viaje na mesma estrada e pedes aos miúdos que digam duas palavras com as letras da matrícula e que somem o valor dos números da mesma.


Cantorias em família

Escolhe alguns CD de música que sejam da preferência das crianças (e que também conheças algumas músicas). Quando os miúdos estiverem mais saturados pede-lhes para escolher que músicas querem ouvir para cantarem em conjunto.

Outra opção é colocar um CD sem que eles saibam qual é e pedir-lhes para adivinharem os nomes das músicas. Depois, cantam todos juntos até ao fim.