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Todos nós gostamos de passar num exame à primeira. Quando se trata de levar o carro à inspeção, o objetivo é o mesmo. A inspeção periódica obrigatória (IPO) ficou mais cara em 2023, mas as recomendações da PRIO para que o teu carro possa passar à primeira são completamente gratuitas. Segue as dicas que partilhamos contigo e garante que não és “apanhado na curva”.

 

Inspeção obrigatória: quando deves realizá-la e quanto custa


De acordo com o IMT, deves levar o teu carro à inspeção, a primeira vez, quatro anos após a data que consta na matrícula. Até o carro ter oito anos, deves levá-lo a cada dois anos. A partir dos oito anos, as inspeções obrigatórias devem ser feitas anualmente. E não te esqueças: devem ser realizadas sempre até ao dia de aniversário do carro, nunca depois disso.


Uma dica: coloca um lembrete recorrente no teu telemóvel. A multa por circulares sem a inspeção realizada pode ir de 250 a 1250 euros.


Em caso de dúvidas, o IMT disponibiliza um simulador onde podes confirmar quando deve ser feita a próxima inspeção do teu carro e uma lista onde podes consultar os Centros de Inspeção mais próximos de ti.


De acordo com a nova tabela de preços, em 2023, um veículo ligeiro passa a pagar 27,80 euros, um veículo pesado custa 41,60 euros e os motociclos, triciclos e quadriciclos pagam 14 euros (valores sem IVA).


16 Dicas para o teu carro passar à primeira


Para que, no dia da inspeção, não tenhas surpresas desagradáveis, eis o que podes fazer para que o teu carro passe à primeira.


1. Se numa inspeção anterior foram detetados problemas, garante que estes são resolvidos antes da próxima.


2. Leva contigo toda a documentação necessária: o documento único automóvel, o seguro do carro (que deve estar em dia), o teu documento de identificação e a folha da última inspeção.


3. Lava e limpa bem o carro antes. Se algum elemento não conseguir ser verificado devido a sujidade, o carro pode ser reprovado.


4. Verifica o estado dos limpa para-brisas, avaliando se as escovas estão a limpar corretamente e se as borrachas estão desgastadas. O depósito de água deve estar cheio e sem fugas. Aproveita e confirma se os vidros não estão partidos ou rachados.


5. Testa a direção: num local plano, conduz em linha reta, mantendo o volante sempre a direito. Se o carro se desviar para algum dos lados, a direção poderá estar desalinhada. Neste caso, o melhor é procurares um mecânico que a alinhe.


6. Verifica se há manchas de óleo no chão (ou outro tipo de líquido), no local onde costumas estacionar o carro. Se houver, é porque existe alguma fuga e isto é motivo para chumbo. Resolve antes da inspeção.


7. Confirma se todos os faróis e luzes (os médios, os máximos, as luzes de presença, os quatro piscas, a luz de marcha atrás, as luzes de nevoeiro, as de travagem e a iluminação da matrícula) estão a funcionar. Testa-os à noite, para garantires que não te escapa nada.


8. Confirma se o triângulo de sinalização está bem armazenado no sítio correto e se está intacto e não apresenta nenhum problema.


9. Valida se tens o colete refletor e se está num local de fácil acesso.


10. Verifica o estado dos travões. Este é um daqueles pontos que dá direito a reprovação imediata. Se algo não estiver a funcionar ou se ouvires ruídos estranhos quando travas, pode ser sinal de pastilhas gastas. Passa de imediato numa oficina para resolver esta questão.


11. Testa os cintos de segurança e garante que estão todos (um para cada lugar) a funcionar e em bom estado.


12. Confirma se as superfícies refletoras dos espelhos estão em condições adequadas e se estão bem fixos e regulados.


13. Garante que o óleo e os filtros não precisam de ser mudados e verifica se a ponteira do escape está em boas condições e que não contém resíduos de carvão ou pó preto.


14. Verifica a suspensão e, se notares algo anormal, principalmente nas curvas e nas travagens a alta velocidade, fala com o teu mecânico.


15. Verifica o estado dos pneus e garante que não apresentam desgaste elevado. A franja ideal deve ter entre quatro e oito milímetros. Por lei, abaixo dos 1,6 milímetros já há motivo para multa. Atenção: se os pneus forem de marcas diferentes o teu carro vai ser chumbado na inspeção. Não te esqueças de verificar também o estado do pneu suplente (se o teu carro tiver).


16. Verifica o painel e confirma se existe algum indicador aceso que indicie alguma questão anormal.

 

Se garantires que tudo está em ordem, dificilmente o teu carro será chumbado. Não te esqueças de transportar sempre contigo a ficha de inspeção. Se não a tiveres, podes ter de pagar uma coima entre 60 e 300 euros.