Segurança
20 Dezembro 2019
Automóveis vão conseguir ler sombras para evitar acidentes

Para melhorar os níveis de segurança em automóveis, engenheiros do Instituto Tecnológico de Massachusetts, nos Estados Unidos, estão a desenvolver um sistema que permite identificar objetos em ângulos mortos.
O protótipo chama-se ShadowCAM e baseia-se numa câmara que deteta e interpreta as variações das sombras no chão em redor dos obstáculos no raio de visão. Depois, permitir adivinhar o que não se vê. Ainda em fase inicial, o projeto poderá ser utilizado como ferramenta complementar aos sensores e radares dos carros para prevenir acidentes com outros veículos ou peões que possam surgir nos ângulos mortos ou com pouca visibilidade.
Como é que funciona?
O sistema capta sequências de fotogramas de vídeo em pontos chave, em torno de um pilar ou no chão, à saída de um cruzamento sem visibilidade, por exemplo. Depois, analisa cada frame desse vídeo, mediante fatores como a sua deslocação e a intensidade da luz.
Segundo o relatório dos responsáveis, o sistema provou ter melhor eficiência que a tecnologia LIDAR – que consegue apenas detetar obstáculos visíveis. O ShadowCAM é, assim, cerca de meio segundo mais rápido a imobilizar o carro depois de detetar a aproximação de um objeto estranho.
Atualmente, o ShadowCAM foi apenas testado no interior de instalações fechadas, a velocidades relativamente baixas e com condições de luz mais consistentes. O principal objetivo será aperfeiçoar a tecnologia para operar em ambientes de cidade, onde a interpretação das sombras pode colocar mais desafios.