Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Automóveis vão conseguir ler sombras para evitar acidentes

Segurança

20 Dezembro 2019

Automóveis vão conseguir ler sombras para evitar acidentes

Automóveis vão conseguir ler sombras para evitar acidentes

Para melhorar os níveis de segurança em automóveis, engenheiros do Instituto Tecnológico de Massachusetts, nos Estados Unidos, estão a desenvolver um sistema que permite identificar objetos em ângulos mortos.


O protótipo chama-se ShadowCAM e baseia-se numa câmara que deteta e interpreta as variações das sombras no chão em redor dos obstáculos no raio de visão. Depois, permitir adivinhar o que não se vê. Ainda em fase inicial, o projeto poderá ser utilizado como ferramenta complementar aos sensores e radares dos carros para prevenir acidentes com outros veículos ou peões que possam surgir nos ângulos mortos ou com pouca visibilidade.


Como é que funciona?


O sistema capta sequências de fotogramas de vídeo em pontos chave, em torno de um pilar ou no chão, à saída de um cruzamento sem visibilidade, por exemplo. Depois, analisa cada frame desse vídeo, mediante fatores como a sua deslocação e a intensidade da luz.


Segundo o relatório dos responsáveis, o sistema provou ter melhor eficiência que a tecnologia LIDAR – que consegue apenas detetar obstáculos visíveis. O ShadowCAM é, assim, cerca de meio segundo mais rápido a imobilizar o carro depois de detetar a aproximação de um objeto estranho.


Atualmente, o ShadowCAM foi apenas testado no interior de instalações fechadas, a velocidades relativamente baixas e com condições de luz mais consistentes. O principal objetivo será aperfeiçoar a tecnologia para operar em ambientes de cidade, onde a interpretação das sombras pode colocar mais desafios.