Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Ar frio ou ar quente? Qual é a forma mais eficaz de desembaciar os vidros

Sazonal

29 Novembro 2019

Ar frio ou ar quente? Qual é a forma mais eficaz de desembaciar os vidros

Ar frio ou ar quente? Qual é a forma mais eficaz de desembaciar os vidros

Em dias de chuva e frio, a condensação e a humidade podem reduzir a visibilidade do condutor de forma drástica, embaciando totalmente os vidros do carro. O fenómeno em si não tem grande ciência.


Sempre que a temperatura no exterior do carro é mais baixa do que a interior, toda a humidade presente no carro acaba por condensar nos vidros, levando-nos à loucura.


No entanto, e por mais dramática que a situação possa parecer, há sempre solução. Neste caso, várias soluções. A maior questão é: será que deves ligar o ar frio ou o ar quente? Bom, a resposta é simples: ambos funcionam mas o melhor mesmo é usar o ar condicionado.


Ar quente

O ar quente faz com que as gotículas que embaciam o vidro comecem a evaporar. Apesar da eficiência, este método não retira a humidade dentro do carro e é uma questão de minutos até que o ambiente fique saturado de vapor e o vidro volte novamente a embaciar.


Ar frio

Com o ar frio, resfria-se melhor a zona próxima do vidro, impedindo o choque térmico do vapor com os para-brisas frios. Mas o ar frio demora algum tempo a fazer-se sentir – e a humidade continua lá.


Ar condicionado

Assim, o ar condicionado é, de facto, a melhor alternativa. Ele funciona como um compressor que puxa o ar do carro. Ele chega a um radiador e faz com que o vapor de água vire água e que esta seja eliminada antes de voltar para o ambiente. Sem humidade, não há vidros embaciados.


Se o teu carro não tem ar condicionado, o melhor mesmo é começares por ligar o ar frio, para não haver um choque térmico e, depois, torná-lo bem quente. Se o vidro continuar embaciado, abre-o um pouco.


Mas não te esqueças: o primeiro passo para acabar com os vidros embaciados é atacar a sujidade. O pó, a humidade da respiração e a gordura das mãos quando tocam no vidro criam uma fina película de sujidade no vidro e cria-se um ambiente perfeito para a água se acumular - e assim embaciar o vidro.


A solução que encontras na PRIO


Para isso não acontecer, limpa frequentemente os vidros com um pano limpo e um limpa-vidros. Na PRIO encontras tudo o que precisas para deixar tudo limpinho.