Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
A PRIO já reciclou 125 toneladas de óleos usados

PRIO TOP Level

09 Dezembro 2019

A PRIO já reciclou 125 toneladas de óleos usados

A PRIO já reciclou 125 toneladas de óleos usados

A PRIO preocupa-se com a sustentabilidade ambiental e, por isso, criou um programa para a recolha de óleos alimentares usados (OAU), com o principal objetivo de produzir biodiesel.


Sabias que um litro de óleo usado polui um milhão de litros de água? Quer isto dizer que, com um encaminhamento correto deste resíduo, evita-se que os cursos de água sejam afetados. Além disso, com mil litros de OAU produzem-se cerca 950 litros de biodiesel, um biocombustível amigo do ambiente.


Melhor ainda: por cada tonelada de óleo alimentar usado que não é encaminhado para aterro sanitário evita-se a emissão de cerca de 14 toneladas de gases com efeito de estufa.


Dados oficiais demonstram que a percentagem de reciclagem do OAU que é produzido no mercado nacional ainda é muito reduzida face às quantidades de óleo novo que é comercializado. Foi precisamente por estas razões que a PRIO decidiu criar a maior rede de Pontos de Recolha para Óleos Alimentares Usados, já conta com mais de 400 oleões distribuídos de norte a sul do País, direcionado para os produtores domésticos (casa dos portugueses).


Até 30 de setembro de 2019 a PRIO já recolheu cerca de 125 toneladas de óleos alimentares usados em território nacional proveniente do setor doméstico.


Este número incrível só é possível com base na rede oleões instalada nos postos da PRIO, em algumas escolas e redes municipais e ainda as várias campanhas de sensibilização junto da população e em escolas que têm sido um verdadeiro sucesso.


Como é que tudo funciona?


O projeto chama-se PRIO TOP LEVEL e garante a alocação de pontos de recolha para os óleos alimentares usados, que por sua vez são recolhidos, transportados, pré tratados e armazenados pela HARDLEVEL. No final, a empresa encaminha-os para a produção de biodiesel na PRIO.


Podes encontrar dois tipos de oleões: o simples, optando por colocar garrafas de plástico usadas até 6 litros; e o avançado, optando por colocar a garrafa própria “mini oleão” que deves levantar de forma gratuita nos postos da PRIO, após ficar cheia deves depositar no oleão avançado que + próximos para que este te devolva de forma automática um novo mini oleão.